Jogada10
·10 Januari 2026
Empresário de Kaio Jorge detalha cláusula rescisória e nega gatilho em 2026

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·10 Januari 2026

A renovação de Kaio Jorge com o Cruzeiro não altera o valor da multa rescisória do atacante até o fim do contrato, em 2030 — ao menos é o que garante seu staff. Pessoas ligadas ao artilheiro celeste esclareceram que o novo acordo mantém a cláusula dentro do limite máximo previsto na Lei Pelé e sem qualquer alteração prevista a partir do fim de 2026.
Marquito Maciel, membro do staff do atacante, esclareceu informações relacionadas ao contrato alinhado entre as partes. Segundo o empresário, o acordo preserva integralmente os temos da multa durante todo o período de vigência.
“A multa dele é o máximo permitido pela Lei Pelé. Está normal, continua assim até 2030. A única coisa é um acordo que, se chegar algo que o Kaio queira, algo bom ou um clube top da Europa, que a partir de 30 milhões de euros o Cruzeiro abre negociação”, afirmou Marquito ao jornalista Samuel Venâncio e à Central da Toca.
O representante explicou que esse entendimento funciona apenas como uma diretriz, ou seja, sem qualquer obrigação contratual automática. Não há gatilhos, cláusulas progressivas ou redução futura prevista no documento assinado.
O artigo 28 da Lei Pelé estabelece que a cláusula indenizatória deve ser definida de forma expressa no contrato. Isso que dizer que há um limite máximo para transferências nacionais e sem restrição para negociações internacionais, o que sustenta o formato adotado no vínculo do atleta.
Outras pessoas envolvidas diretamente na negociação também confirmaram à reportagem que o contrato não prevê alteração no valor da multa ao fim da temporada de 2026.
O clube tem interesse na renovação sobretudo após as recorrentes tentativas do Flamengo, concorrente direto, em contratá-lo. O Rubro-Negro chegou a oferecer cerca de 30 milhões de euros pelo jogador nesta janela de transferências, além da cessão de Everton Cebolinha, segundo a Itatiaia.

Flamengo faz nova oferta ao Cruzeiro e envolve Everton Cebolinha – Fotos: Gilvan de Souza/Flamengo; Lucas Bubols/Cruzeiro
Campeão brasileiro e da América, o Flamengo busca reforçar seu sistema ofensivo, mas, para isso, procura características específicas. A ideia é ter alguém capaz de atuar junto com Pedro, porém de substituí-lo visto que sofre com a recorrência de lesões.
O atacante viveu o auge de sua trajetória pelo Cruzeiro logo em sua segunda temporada no clube. Em 2025, marcou 26 gols (21 no Brasileirão e cinco na Copa do Brasil) e acabou convocado para Seleção Brasileira por Carlo Ancelotti.
Kaio Jorge chegou à Toca da Raposa II em 2024 com o objetivo de retomar protagonismo na carreira. Na ocasião, o Cruzeiro investiu 7,2 milhões de euros fixos na contratação, valor divulgado pela Juventus. Desde então, o atacante soma 69 partidas oficiais, com 33 gols e 11 assistências pelo clube.
A cúpula celeste trabalha agora para oficializar a renovação de seu artilheiro, que tem vínculo vigente até meados de 2028. O novo acordo, como mencionado, estenderia sua permanência em Belo Horizonte até 2030.









































