Portal dos Dragões
·13 Februari 2026
Empréstimo gratuito do Rennes: Seko Fofana brilha no FC Porto logo no primeiro jogo

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·13 Februari 2026

Contratado ao Stade Rennais no fecho do mercado de inverno, por empréstimo sem custos adicionais e sem cláusula de opção de compra, Seko Fofana rapidamente deixou a sua marca ao serviço do FC Porto.
O internacional costa‑marfinense estreou‑se com a camisola dos dragões na segunda‑feira passada: aos 62 minutos, Francesco Farioli lançou‑o para o lugar de Gabri Veiga e, apenas 14 minutos depois, marcou um golo que garantiu o empate no muito aguardado Clássico com o Sporting.
David da Costa, luso‑francês que atualmente representa os norte‑americanos do Portland Timbers, foi companheiro de Seko no Lens entre 2020 e 2023 e, em entrevista à edição desta sexta‑feira do jornal O Jogo, disse não estar surpreendido com o desempenho.
“É um jogador cheio de ambição por onde passa, muito forte na sua presença em campo. Ele dá muito, rende muito e quer sempre mais. É igual no treino e no jogo”, começou por afirmar David da Costa, que completou formação no conjunto francês, antes de ter dado o ‘salto’ para a MLS, em 2025.
“Todos gostavam dele, era muito influente na equipa, porque também tinha alma de líder e ajudava a equipa e os colegas a estarem ao melhor nível. Recordo um jogador de compromisso, muito focado. É um grande reforço para o FC Porto, dá muita categoria, como já se viu”, prosseguiu o mesmo.
“Em termos de personalidade, contem com alguém incrível, sempre disposto a ajudar. Luta, marca e assiste, ele corre imenso e o treinador retira sempre rendimento. No grupo, é um ótimo elemento, simpático e agradável com todos, gosta de brincar. É incrível, oferece amizade”, completou.
A exibição diante do Sporting foi, para já, um vislumbre do que Fofana pode trazer ao FC Porto. O médio deverá ganhar cada vez mais peso nas opções da equipa, sobretudo devido a um calendário exigente que obrigará Francesco Farioli a gerir o plantel com cuidado.
O próximo encontro dos dragões é frente ao Nacional, no domingo às 15h30 (hora de Portugal Continental), na Choupana. Até à próxima paragem para compromissos internacionais, no fim de março, Francesco Farioli terá de preparar mais nove partidas, todas de grande importância.
Estão agendados confrontos com o Rio Ave (22 de fevereiro, no Estádio do Dragão), Arouca (27 de fevereiro, no Estádio do Dragão), Sporting (3 de março, no Estádio José Alvalade), Benfica (data a definir, no Estádio da Luz), Moreirense (data a definir, no Estádio do Dragão) e Sporting de Braga (data a definir, no Estádio Municipal de Braga).
Entre esses encontros, nos dias 12 e 19 de março disputar‑se‑ão as duas mãos dos oitavos de final da Liga Europa, em que a formação portuense poderá defrontar Ludogorets, Ferencváros, Celtic ou Estugarda, consoante o desfecho dos playoffs e o sorteio.









































