Zerozero
·25 September 2025
Energia inesgotável nas asas do Dragão

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·25 September 2025
Num jogo de nervos até ao último minuto, o FC Porto conseguiu uma vitória crucial por 0-1 sobre o Red Bull Salzburg, na primeira jornada da fase de liga da UEFA Europa League. O herói do encontro foi William Gomes, que com um remate certeiro nos descontos, selou o resultado favorável aos dragões. Se a Red Bull esteve perto de cortar as asas ao dragão, a turma azul e branca soube resistir e mostrar energia inesgotável.
O jogo começou equilibrado, com a equipa de Francesco Farioli a entrar forte, destacando-se um remate de Borja Sainz ao ferro logo aos três minutos. O Red Bull Salzburg respondeu e criou várias oportunidades, obrigando a defesa portista a intervenções decisivas, como a de Jakub Kiwior, que negou um golo certo a Petar Ratkov.
O primeiro tempo fechou sem golos, mas com a promessa de mais emoção na segunda parte - e que emoção. Afinal, se Samu viu um golo invalidado no decorrer dos 45 minutos iniciais, o mesmo viria a suceder com o emblema da casa.
Apesar de um início de segunda parte menos intenso, com ambas as equipas a mostrarem cautela, o jogo manteve-se aberto com oportunidades de lado a lado. O FC Porto teve em Gabri Veiga uma peça preponderante, tentando desequilibrar, enquanto o Salzburg via em Yorbe Vertessen uma ameaça constante, que por pouco não resultou em golo aos 79 minutos.
O desfecho dramático veio já nos descontos, quando William Gomes, após assistência de Martim Fernandes, desferiu um remate sublime de fora da área, que encontrou o fundo das redes adversárias. Este golo não só garantiu os três pontos como também se mostrou um verdadeiro momento de celebração, após um duelo em que os dragões se mostraram pontualmente desconfortáveis face à pressão austríaca.
Com esta vitória, o FC Porto inicia a sua jornada europeia com o pé direito, somando pontos importantes fora de casa. Segue-se o Estrela Vermelha no Estádio do Dragão, logo após a visita ao terreno do FC Arouca.
Jakub Kiwior (FC Porto): uma exibição implacável na defesa. Tem um corte fundamental no decorrer da primeira parte ao que seria um golo quase certo do RB Salzburg, mas o restante da exibição é de alta confiança do central polaco.
William Gomes (FC Porto): entrou para decidir e ser um verdadeiro super sub. William Gomes é dos grandes palcos e, a cada jogo que passa, tem demonstrado isso mesmo. Decisivo no último terço, na criação de jogo e na concretização, o extremo do FC Porto é uma das grandes pérolas que Farioli tem nas mãos.
Mads Bidstrup (Red Bull Salzburg): é capitão da formação austríaca e, para além do quanto se impõe em campo, fica na retina o quão fundamental é no meio-campo do emblema. Com uma visão de jogo fundamental na construção ofensiva, é Bidstrup quem dita o andamento do jogo.
Kerim Alajbegovic (Red Bull Salzburg): mostrou vontade em ser decisivo com várias ocasiões criadas com remates de longe, numa tentativa de divergir a defesa portista. Muita facilidade na condução e no drible. Foi uma dor de cabeça no decorrer da primeira parte.
Arbitragem relativamente tranquilas e sem grandes casos a ajuizar. Esteve bem na decisão de anulação aos golos.
Onze do FC Porto:
Diogo Costa, Jakub Kiwior, Jan Bednarek, Zaidu Sanusi, Pablo Rosario, Alan Varela, Gabri Veiga, Victor Froholdt, Pepê, Samu, Borja Sainz
Onze do Red Bull Salzburg:
Alexander Schlager, Joane Gadou, Stefan Lainer, Jacob Rasmussen, Aleksa Terzic, Mads Bidstrup, Soumaïla Diabaté, Kerim Alajbegovic, Moussa Yeo, Petar Ratkov, Edmund Baidoo
1':
Começou a partida! Sai o FC Porto com bola.
3':
Borja Sainz (FC Porto) remata à entrada da área e bola vai à barra!!!
11':
Red Bull Salzburg: Petar Ratkov
fica isolado, após driblar sobre Diogo Costa, mas Jakub Kiwior corta o remate à boca da baliza!
13':
Red Bull Salzburg: Soumaïla Diabaté
remata, à entrada da área, após bela jogada de Baidoo - consegue tirar Alan Varela da frente no flanco esquerdo. O médio acaba a rematar para defesa!
24':
Depois de uma grande entrada do FC Porto em campo, com a bola à barra de Borja Sainz, o RB Salzburg assumiu por momentos as rédeas do encontro. O jogo ao primeiro toque e a velocidade têm sido aliados dos austríacos. Os dragões estão com algumas dificuldades no momento defensivo. Fica na retina, igualmente, o que seria mais um golo de bola parada da turma de Farioli - invalidado por mão de Samu.
32':
FC Porto: Victor Froholdt
remata na descarga, após defesa a remate de Gabri Veiga, mas a bola embate no defesa do Salzburg.
44':
FC Porto: Gabri Veiga
cabeceia na área, após cruzamento vindo da direita, mas há defesa!
Intervalo:
No final desta primeira metade, ficam na retina as várias ocasiões criadas parte a parte. Borja Sainz assustou com a bola à barra, o RB Salzburg somou muitas oportunidades e criou muitas dificuldades à defesa portista. Os dragões viram um golo anulado após mão de Samu, mas permanece a necessidade de alguma mudança na transição defensiva portista.
71':
Ritmo distinto nesta segunda parte. Menos ocasiões foram criadas por ambas as equipas, sendo que os dois treinadores já fizeram várias alterações. O Salzburg também viu um golo anulado que assustou o FC Porto, mas nada mais conseguiu ser criado com verdadeiro perigo.
79':
Red Bull Salzburg: Yorbe Vertessen
surge entre os centrais, fica isolado na área e remata ao lado da baliza de Diogo Costa!
88':
FC Porto: William Gomes
remata de muito longe em arco e Schlager estica-se para defender!
90 +3':
GOLO FC Porto! William Gomes marca
William Gomes marca o seu 1º golo na prova (1 jogos) William Gomes marcou o seu 4º golo na equipa (16 jogos)
O FC Porto chega ao golo no soar do apito! Após um bom passe de Martim Fernandes, William Gomes remata de fora de área em arco e é decisivo para a vitória na estreia na Liga Europa!
90 +6':
O árbitro apita para o final da partida.
Fim de Jogo:
Depois de um jogo em que o FC Porto sofreu nas mais variadas fases do encontro e se mostrou muito desconfortável com a pressão austríaca, é William Gomes quem surge a decidir. A primeira metade mostrou várias oportunidades parte a parte, enquanto a segunda demonstrou outro ritmo. Ambas as equipas chegaram a marcar, mas ambas viram golos anulados. Valeu apenas o do extremo dos dragões no final do duelo. Se a Red Bull esteve perto de cortar as asas ao dragão, o FC Porto soube resistir e mostrar energia inesgotável.
Melhor em campo:
Jakub Kiwior (FCP) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. Uma exibição implacável na defesa. Tem um corte fundamental no decorrer da primeira parte, mas o restante da exibição é de alta confiança.