Entenda as mudanças da CBF para as Séries C e D a partir da temporada 2026 | OneFootball

Entenda as mudanças da CBF para as Séries C e D a partir da temporada 2026 | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Jogada10

Jogada10

·1 Oktober 2025

Entenda as mudanças da CBF para as Séries C e D a partir da temporada 2026

Gambar artikel:Entenda as mudanças da CBF para as Séries C e D a partir da temporada 2026

A CBF anunciou, nesta quarta-feira (1), mudanças significativas no calendário do futebol para a próxima temporada, em 2026, que terá reflexos nos próximos quatro anos. Afinal, dentro do pacote de reformas, haverá um aumento no número de participantes nas Série C e D, porém não de forma imediata.

Dessa forma, no próximo ano, a terceira divisão terá 20 clubes e a mesma fórmula de disputa. Haverá, então, uma primeira fase onde todos se enfrentam ao longo de 19 rodadas.


Video OneFootball


Browser ini tidak didukung, silakan gunakan browser lain atau instal aplikasi

video-poster

Em seguida, os oito mais bem colocados avançam para a disputa do acesso em dois quadrangulares de quatro equipes em cada. Diante disso, os dois melhores de cada chave conseguem a promoção à Série B, enquanto os dois primeiros disputam a final.

Por outro lado, a única mudança é quanto ao número de rebaixados, que passa a ser de duas equipes. Assim, seis times irão subir da Série D, o que irá se repetir em 2027.

Nesse sentido, a Série C de 2027 passará a contar com 24 equipes, e a edição de 2028, com 28 times. A partir deste ano, o número de rebaixados aumenta para seis, mesmo número de clubes que subirão da Série D, com a manutenção para as edições seguintes.

Entenda o formato para os próximos anos

2026: formato atual, com 20 clubes 2027: formato atual, com 24 clubes 2028: dois grupos de 14 times cada. Os quatro melhores avançam à fase final, que será no modelo atual

Aumento no número de participantes da Série D

A partir de 2026, a quarta divisão passará dos atuais 64 clubes para 96. Essa medida pretende beneficiar os 32 times classificados para a segunda fase deste ano. A entidade, então, optou por premiar mais quatro federações com uma segunda vaga, segundo o Ranking Nacional de Federações a ser divulgado no fim de ano.

Com esses 32 pré-classificados, os outros 64 times participantes da quarta divisão de 2026 seguiriam o mesmo critério adotado desde 2022. Entre eles, os quatro rebaixados da Série C do ano anterior, assim como o primeiro estado do RNF (Ranking Nacional das Federações) tem direito a quatro representantes.

Além disso, do segundo ao nono estado do RNF têm direito a três representantes cada, enquanto do décimo ao vigésimo terceiro estado do RNF têm direito a dois representantes cada. Assim, os demais estados têm um representante cada.

Sobre o formato, a Série D começará no dia 5 de abril e irá até o dia 13 de setembro. No início, serão 16 grupos de 6 clubes na primeira fase (classificam-se quatro de cada chave), enquanto a segunda terá mata-mata com 32 confrontos. Esses 32 já estarão classificado para a Série D do ano seguinte, exceto os que garantirem o acesso.

Por fim, os quatro eliminados nas quartas de final jogam playoffs por duas vagas na Série C, enquanto os seis primeiros garantem acesso à Série C. Já o campeão garante vaga na terceira fase da Copa do Brasil.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: BlueskyThreadsTwitterInstagram e Facebook.

Lihat jejak penerbit