
Gazeta Esportiva.com
·3 April 2025
Entenda por que Giovane voltou a ganhar oportunidade no Corinthians após dois meses

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·3 April 2025
Na última quarta-feira, o Corinthians foi derrotado pelo Huracán, da Argentina, por 2 a 1, na Neo Química Arena, pela primeira rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Raniele, de cabeça, marcou o único gol dos donos da casa no confronto.
O duelo marcou não só a volta do atacante Giovane aos relacionados, mas também aos gramados. Depois de dois meses, o jovem voltou a ganhar oportunidades no Corinthians ao entrar no segundo tempo do revés. Ele havia sido afastado em meio ao impasse para renovar com o clube.
Giovane tem vínculo com o Alvinegro paulista somente até o final de julho deste ano. A diretoria tentou estender o contrato do Filho do Terrão ao longo do ano passado, mas as partes ainda não haviam chegado a um acordo. O técnico Ramón Díaz, inclusive, confirmou que o impasse segue.
Em meio ao impasse contratual, o treinador corintiano justificou o uso de Giovane contra o Huracán. O argentino alegou que estava sem jogadores para o banco de reservas. Hugo Souza, Rodrigo Garro e Fabrizio Angileri ficaram de fora por lesão, enquanto Ryan também sentiu um problema físico, segundo Ramón.
“Quando estamos em desvantagem, sempre temos que tentar propor. Ele tem alguns problemas contratuais, mas nos treinamentos, responde uma maneira incrível. Parecia que não tínhamos gente para ir ao banco. Não estavam Garro e Hugo, Ryan tinha se machucado, tivemos que o tirar, tampouco estava em condições. Praticamente não nos dava o número para poder jogar. Ele demonstra nos treinamentos que tem capacidade, já vimos. Nos deu um pouco de ritmo, mas estava um pouco apressado nas decisões, também devido à situação que está vivendo. Tenho que agradecer a ele, porque tentou e tratou de entrar em uma situação difícil, porque a equipe estava em desvantagem. E por aí não pudemos gerar futebol, e isso é o que mais me preocupa”, explicou o comandante.
Ramón Díaz também deixou claro que a diretoria está de acordo com as decisões tomadas em relação à utilização do atleta, que tem treinado junto ao elenco.
“Eu creio que já dei a explicação sobre Giovane. Tenho que dizer que a diretoria, o presidente, o Fabinho, nos dão plena liberdade para as tomar as decisões que estamos tomando. Tratamos de fazer o melhor para o Corinthians”, completou o argentino.
Em outubro do ano passado, em coletiva de imprensa, Ramón foi franco ao falar sobre a situação de Giovane e explicou o porquê do atacante não ter sido relacionado contra o Racing. O técnico corintiano havia dito que o jovem não tinha aceitado renovar contrato com o Timão e que só iria contar com jogadores comprometidos com o clube.
O Corinthians tinha interesse em renovar com o garoto, mas não encontrou um denominador comum com seu estafe. No entanto, apesar das palavras de Ramón em 2024, Giovane voltou a utilizar a camisa do Corinthians na atual temporada. O jogador entrou no segundo tempo na vitória sobre o Novorizontino, por 1 a 0, pela fase de grupos do Paulista, e deu a assistência para o gol.
Giovane, então, foi relacionado para o primeiro Derby da temporada contra o Palmeiras, mas não saiu do banco. De lá para cá, ficou fora dos jogos por aproximadamente dois meses, sem sequer ficar no banco de reservas. Contudo, na última quarta-feira, voltou a ganhar oportunidade no time.
Como mencionado por Ramón na coletiva, o jovem demonstrou ansiedade em algumas ações com a bola. De acordo com o Sofascore, ele teve uma finalização para fora e errou os cinco cruzamentos que tentou. O garoto, por outro lado, registrou 94% de acerto no passe.
Giovane foi revelado nas categorias de base do Corinthians e fez sua estreia no profissional em 2023. Ao todo, são 31 jogos no time de cima, com três gols e uma assistência.