Zerozero
·21 September 2025
Equipa que não marca... sofre

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·21 September 2025
O Casa Pia recebeu e empatou com o FC Famalicão (1-1), num jogo da sexta jornada da Liga Portugal Betclic.
Os primeiros vinte minutos não foram particularmente emocionantes. O equilíbrio entre as equipas era nítido, sem que surgissem ocasiões de verdadeiro perigo. Os treinadores mantinham-se serenos nos respetivos bancos, como se soubessem o que estava para vir. O FC Famalicão começou a crescer na partida e dispôs de oportunidades reais de golo, por intermédio de Gil Dias e Mathias de Amorim, mas o tento foi sempre negado. Depois de uma primeira parte sem grandes emoções, os jogadores recolheram aos balneários - tempo para descansar e consolidar ideias de jogo.
Os pupilos de Hugo Oliveira regressaram ao relvado antes da formação da casa, mas foram os minhotos a entrar melhor na segunda metade. Logo aos 46 minutos, Leo Realpe inaugurou o marcador na sequência de um canto curto. Gil Dias cruzou com muito arco para o segundo poste da baliza casapiana e, de cabeça, o central equatoriano fez o 0-1 - se não foi, pareceu uma jogada ensaiada. Os famalicenses não tiraram o pé do acelerador e criaram várias oportunidades depois do golo, mas enfrentaram uma dura realidade: a finalização nunca saiu na direção da baliza defendida por Patrick Sequeira.
O Casa Pia foi intensificando os seus esforços, embora sem sucesso no momento da finalização. João Pereira lançou quatro alterações durante a segunda parte, que deram nova vida à equipa da casa. A grande oportunidade dos gansos acabou mesmo por surgir: Hélder Malheiro foi chamado ao VAR e, após uma longa revisão, considerou que Livolant foi derrubado em falta por Justin de Haas dentro da área. O próprio francês, que sofreu a infração, assumiu a cobrança e converteu o penálti, recolocando o Casa Pia na luta pelos três pontos.
Até ao apito final, ambas as equipas procuraram o golo da vitória, mas a ineficácia manteve-se. Apesar do FC Famalicão ter criado mais oportunidades, o Casa Pia acaba por conseguir capitalizar na sua única chance clara. Pontos repartidos em Rio Maior. Na próxima jornada, o Casa Pia desloca-se ao terreno do Moreirense, enquanto o FC Famalicão recebe o Rio Ave, no Estádio Municipal de Famalicão.
Gustavo Sá (FC Famalicão): Mais uma grande exibição do jovem português. O criativo apresentou-se com uma grande disposição para os momentos ofensivos da formação famalicense, sendo o motor da equipa. Não marcou, nem serviu, porém notou-se bastante a sua qualidade ao longo do encontro.
Jérémy Livolant (Casa Pia AC): O francês esteve «totalmente» envolvido no lance do penálti a favor do Casa Pia. Sofreu a falta que originou a grande penalidade e, num momento de grande pressão, enganou Carevic e reestabeleceu a igualdade no marcador. Muita frieza...
Tom van de Looi (FC Famalicão): Regressou ao lote de titulares e não desperdiçou a oportunidade dada por Hugo Oliveira. Muito participativo no processo defensivo e, surpreendentemente, criou dois pares de jogadas que levaram perigo à baliza dos gansos. Boa exibição!
Gil Dias (FC Famalicão): Esteve em destaque pela positiva e pela negativa. O português assistiu no golo dos famalicenses, mas pecou bastante na finalização. Teve três grandes oportunidades para garantir um tento, mas não converteu nenhuma. Vale pela participação no golo.
A nível global, Hélder Malheiro teve uma participação positiva no duelo. O lance do penálti que originou o golo casapiano pode gerar diferentes opiniões, sendo este, aparentemente, o único lance de difícil análise ao longo da partida.
Onze do Casa Pia AC:
Patrick Sequeira, André Geraldes, José Fonte, David Sousa, Gaizka Larrazabal, Renato Nhaga, Sebastián Pérez, Fahem Benaissa, Jérémy Livolant, Cassiano, Tiago Morais
Onze do FC Famalicão:
Lazar Carevi?, Rodrigo Pinheiro, Justin de Haas, Léo Realpe, Pedro Bondo, Mathias de Amorim, Tom van de Looi, Gil Dias, Gustavo Sá, Sorriso, Simon Elisor
1':
Começou a partida
20':
FC Famalicão: Gil Dias
recebeu um passe de Elisor e armou remate. O português rematou, de pé esquerdo, no coração da área, colocando a bola mesmo ao lado do poste esquerdo
26':
Demorou, mas a primeira chance de perigo já apareceu. Gil Dias podia ter colocado os visitantes em vantagem, mas o destino quis que a bola passasse ao lado da baliza casapiana. Tem existido muita luta no meio-campo, sendo que nenhuma das equipas baixa os braços nessa zona do terreno. Eventualmente, a partida deverá ganhar uma nova vida a qualquer momento - e os golos podem começar a aparecer.
33':
FC Famalicão: Gil Dias
foi servido por van de Looi e rematou. A bola passou por cima da baliza adversária
45 +1':
O FC Famalicão conseguiu criar mais oportunidades de perigo, indo para intervalo por cima na partida. O Casa Pia vai tentando contrariar o crescimento dos famalicenses, mas, até ao momento, está com dificuldades. A igualdade no marcador e o equilíbrio são os «destaques» da partida.
46':
GOLO FC Famalicão! Léo Realpe marca
Léo Realpe marca o seu 1º golo na prova (5 jogos)
Canto batido de forma curta. Gil Dias recebeu a bola e cruzou para o segundo poste. Leo Realpe ganhou nas alturas e, de cabeça, enviou a bola na direção da baliza defendida por Sequeira.
65':
O FC Famalicão entrou melhor na segunda metade, estando em vantagem na partida. O Casa Pia está a tentar reestabelecer a igualdade, mas, até ao momento, ainda não criou nenhuma chance clara de perigo. Os últimos minutos da partida prometem!
66':
FC Famalicão: Gil Dias
fez uma investida pelo corredor central e, com apenas Sequeira pela frente, rematou praticamente à figura do guardião
86':
GOLO Casa Pia AC: Jérémy Livolant marca de grande penalidade!
Jérémy Livolant marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
O francês bateu para a zona direita da baliza. O francês enganou Carevic e marcou o seu primeiro golo no campeonato.
90':
FC Famalicão: Sorriso
rematou no coração da área, mas a bola embateu num defesa dos gansos
90 +7':
O árbitro apita para o final da partida
Melhor em campo:
Gustavo Sá (FCF) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. Mais uma grande partida do português. Não marcou, nem assistiu, mas batalhou bastante e teve uma iniciativa ofensiva evidente.