Coluna do Fla
·3 Oktober 2025
Escândalo? Jogo do Flamengo x Estudiantes na Libertadores recebe denúncia de doping coletivo

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·3 Oktober 2025
Um possível escândalo no jogo do Flamengo contra o Estudiantes (ARG), em La Plata, virou assunto na Argentina. A ONG ‘Esporte sem Drogas’, através de Aldo Sérgio Parodi, apresentou uma denúncia de “doping coletivo” na partida válida pela volta das quartas de final da Libertadores.
Aldo prestou denúncia para uma fiscal federal de La Plata, Ana María Russo, por possível violação da Lei Nº 26.912, que regula o controle antidopagem no esporte argentino. Ainda de acordo com o relato, não foram realizados testes e, segundo Aldo, configura-se “doping coletivo” e violação à legislação vigente.
O denunciante coloca o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, como um dos responsáveis. Ainda, o presidente da Federação Argentina, Claudio ‘Chiqui’ Tapia, e o ministro de Turismo, Ambiente e Esportes do país, Daniel Scioli, como responsáveis para o cumprimento da Lei Nº 26.912. Os próximos passos da situação ainda não foram definidos.
“A Argentina carece de laboratórios reconhecidos pela Agência Mundial Antidopagem (AMA) e, por ela, não houve controle relevante na partida internacional entre Estudiantes e Flamengo. Isso se constitui um grande descumprimento da lei”, relatou o documento.
De fato, o Estudiantes ‘correu demais’ e conseguiu vencer o Flamengo por 1 a 0 em La Plata. No entanto, como o Rubro-Negro havia feito 2 a 1 no Maracanã, o confronto foi para os pênaltis. Na disputa, Agustín Rossi fechou o gol, pegou duas cobranças e colocou o Mais Querido na semifinal.
Posteriormente, o Flamengo voltará à Argentina no próximo dia 29, para enfrentar o Racing (ARG), na partida de volta da semifinal da Copa Libertadores da América. Antes, porém, o Mengão tentará abrir vantagem no Maracanã, em 22 de outubro, na ida do embate.