Glorioso 1904
·15 September 2025
Especialista em arbitragem aborda lance do Benfica e fala da polémica com Gonçalo Inácio

In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·15 September 2025
Iturralde González foi perentório na sua avaliação dos lances mais polémicos da quinta jornada da Liga Portugal Betclic: o antigo árbitro internacional escreve, no jornal Record, que Paulo Vítor foi bem expulso por João Pinheiro no Santa Clara - Benfica, e que Gonçalo Inácio devia ter visto cartão vermelho por parte de António Nobre, no Famalicão - Sporting. Relembrar que também já é conhecido o juiz do encontro com o Qarabag.
Sobre o lance do jogo do Benfica, explicou o seguinte: "Muito bem o VAR ao avisar o árbitro. É uma jogada de vermelho claro, por entrada grave. O mais certo é que o jogador não queria atingir o adversário na cara, mas quando disputas a bola com a perna tão acima corres o risco de, no mínimo, seres admoestado".
"Se vais com os pitons à frente e atinges com força na cara, é expulsão. Neste tipo de ação, retiraram do regulamento a intenção. É seguro que não o queria atingir na cabeça, mas, ao disputar a bola desta forma, com os pitons à frente, é cartão vermelho", concluiu Iturralde González.
Por outro lado, o especialista em arbitragem considera que o árbitro do Famalicão - Sporting deixou um vermelho por mostrar a Gonçalo Inácio: "Para mim, é jogada de admoestação. Não é jogada de VAR, pois este não pode intervir, apenas em situações de vermelho direto. No segundo amarelo, não entra nunca. Mas observemos como o jogador mascara o movimento, quando atinge o jogador do Famalicão. Muitas vezes, se há um movimento de braço no peito ou na garganta, é muito clara a ação e não haveria nenhuma dúvida. Aqui ele busca o contato com o corpo todo. O que se movimenta não é só o braço, mas o corpo todo".
"É uma jogada muito perigosa, temerária e para mim merecedora de segundo amarelo. Os jogadores treinam toda a semana e mascaram: os defesas as mãos e as pancadas, os avançados os penáltis ou os lances em que fingem. Aqui o jogador coloca o braço muito acima e com o seu corpo atinge o adversário, metendo-se na posição do jogador contrário. Não está apenas a proteger-se e acaba por atingi-lo. Segundo amarelo", concluiu Iturralde González.