“Estrela? Fez zero!” – Simões arrasa Kökçü após polémica | OneFootball

“Estrela? Fez zero!” – Simões arrasa Kökçü após polémica | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Hugogil.pt

Hugogil.pt

·21 Juni 2025

“Estrela? Fez zero!” – Simões arrasa Kökçü após polémica

Gambar artikel:“Estrela? Fez zero!” – Simões arrasa Kökçü após polémica

António Simões, lenda do Benfica e campeão europeu em 1961 e 1962, não escondeu a sua indignação com o comportamento de Orkun Kökçü, após o médio turco ter reagido mal à substituição ordenada por Bruno Lage no jogo frente ao Auckland City, a contar para o Mundial de Clubes.

Em declarações a A BOLA, Simões criticou duramente a atitude do jogador: “Vi uma reação negativa de alguém que não soube respeitar o código de conduta de um profissional. Contestou o treinador em público, algo que é totalmente inaceitável. Se não gostou, que resolvesse no balneário.”


Video OneFootball


Para o antigo camisola 11 das águias, vestir a camisola do Benfica exige um comportamento exemplar, e qualquer deslize tem consequências diretas na imagem do clube. “É nestes momentos que se mede o carácter. Esse jogador não pode fazer o que fez. O que me custa é que não se percebe que, num clube como o Benfica, qualquer atitude tem repercussões.”

Simões foi mais longe ao questionar o estatuto de Kökçü: “O que fez ele para ser estrela? Nada. Estrela foi o Eusébio, o Pelé, o Maradona, o Cristiano Ronaldo. Este tipo de jogador é empurrado para comportamentos patéticos por dinheiro e vaidade. O futebol está a tornar-se reflexo de uma sociedade desumanizada e cheia de superioridade.”

A crítica é dura e direta, num alerta claro sobre o perfil e mentalidade de alguns dos novos protagonistas do futebol moderno.

«Vi uma reação negativa de um jogador que entende que não deve ser substituído e que teve uma atitude incompatível com o código de conduta de um jogador de futebol. Não tem de contestar a decisão do treinador. Se não gostou tem de falar em privado e não em público, pois ao fazê-lo põe em causa o treinador e a figura dele.

É nestes momentos que se vê o carácter da pessoa. Esse jogador não pode fazer o que fez. O que me custa é que cometer erros toda a gente pode cometer, outra é não perceber que um jogador de um grande clube como o Benfica, é figura pública e qualquer atitude de tenha mancha a imagem do clube. Esse jogador fez o que fez por causa de que estatuto? Jogadores como o Pelé ou o Eusébio, com quem joguei, é que tinham estatuto e nenhum alguma vez fez isto. Jogadores como este antes de fazerem carreira já são ricos e o estatuto que têm é que em vez de serem ídolos são estrelas e atuam como estrelas. O que é que este jogador fez para ser estrela? Nada. Estrela foi o Maradona, ou Messi e o Cristiano Ronaldo. Jogadores como este não são estrelas e jogam o quê? Há muitos jogadores melhores do que ele e o problema é o dinheiro que ganham e que os empurra para comportamentos patéticos e imbecis. Que tipo de seres humanos estamos a fabricar? A sociedade está a ficar perfeitamente desumanizada e com complexo de superioridade. O futebol é reflexo disso, com jogadores que não procuram fazer carreira e procuram o estrelado.»

Lihat jejak penerbit