oGol.com.br
·26 September 2025
Estudiantes larga na frente, mas Rossi brilha nos pênaltis e coloca Fla nas semis da Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·26 September 2025
Rossi brilhou em sua antiga casa e terminou como herói da noite. Uma noite que não parecia ser a do Flamengo. Com muitos erros, o Rubro-Negro viu o Estudiantes sair na frente sem conseguir reagir. A vaga na semifinal da Libertadores acabou decidida nos pênaltis. Com duas defesas de Rossi, o Fla avança.
Foi uma classificação com drama para os cariocas, que contaram com Rossi para manter vivo o sonho do tetra da América. O adversário nas semifinais será o Racing, outro duro rival argentino.
Apesar de não ter sido perigoso na pressão inicial, o Estudiantes dificultou, e muito, a saída de bola rubro-negra. Apesar dos pedidos para trabalhar mais a bola, os jogadores flamenguistas não conseguiam.
A primeira chance do Flamengo, e do jogo, foi aos 16 minutos, quando Jorginho recuperou bola no meio e ligou rápida troca de passes. Arrascaeta fez o pivô no meio, Plata abriu para Samuel Lino na canhota e cruzamento, rasteiro, encontrou Pedro, que se jogou na bola, mas foi bloqueado pela zaga. De forma providencial, já que o goleiro já não estava mais no lance.
O jogo ficou mais cômodo para o time de Filipe Luís quando o perde e pressiona funcionou melhor. Os argentinos começaram a perder o controle do jogo, com muitos erros na saída de bola. A grande válvula de escape era pela canhota, com Arzamendia, que deu trabalho para Rossi em chute cruzado aos 31.
No minuto seguinte, o Fla ficou a um detalhe de sair na frente. Samuel Lino fez jogada na canhota, trouxe para dentro e ajeitou para Saúl, que bateu no cantinho. Muslera desviou com a ponta dos dedos e a bola ainda pegou na trave antes de sair em escanteio.
O primeiro tempo parecia no controle dos cariocas, mas o Pincha conseguiu, no último lance da primeira etapa, um gol improvável. Após lançamento longo na frente, Carrillo trombou com Léo Ortiz e Benedetti ficou com a sobra para acertar belo chute de canhota, mesmo sem muito ângulo, e abrir o placar.
Com a vantagem conquistada antes do intervalo, o Estudiantes deu um passo atrás na volta para o segundo tempo. Deixou a bola com o rival e se fechou. O Flamengo teve ainda mais posse de bola, mas sem chegar em zonas de finalização.
O Rubro-Negro cometia muitos erros técnicos. Também por isso não conseguia ameaçar, mas seguiu com o controle da bola, jogando com linhas altas e no limite. Levou um susto quando Benedetti aproveitou casquinha em lançamento longo de Muslera e saiu na cara do gol para superar Rossi. Mas o gol foi anulado por impedimento.
O jogo foi ficando cada vez mais nervoso, com contra-ataques cada vez mais perigosos de Cetré respondendo a pressão infrutífera dos cariocas. Só que a decisão do semifinalista só saiu nos pênaltis.
Depois de cobranças de muita experiência de Jorginho e Sosa, Rossi cresceu na frente de Benedetti, que de herói, virou vilão. O herói foi mesmo Rossi, que pegou a cobrança de Ascacíbar, derrubou sua ex-equipe e garantiu o Fla nas semifinais.
Agustín Rossi (Flamengo): Herói da noite. Duas defesas nos pênaltis para evitar uma eliminação que se mostrava até merecida.
Santi Arzamendia (Estudiantes): Válvula de escape do Estudiantes pela esquerda. Cumpriu bem seu papel, deu amplitude e foi perigoso principalmente no primeiro tempo
Edwuin Cetré (Estudiantes): Cresceu no segundo tempo como arma do Estudiantes nos contra-ataques. Foi perigoso e por muito pouco não deu a vaga aos argentinos perto do fim. Ponta de potência e habilidade.
Giorgian De Arrascaeta (Flamengo): Jogo muito abaixo do Arrasca. Física e tecnicamente. Criou pouco, errou muito, e não conseguiu entrar no jogo. Facilmente anulado.
Samuel Lino (Flamengo): Também não conseguiu fazer a diferença. Tentou no mano a mano várias vezes pela canhota, mas quase nunca levou vantagem. Partida apagada do ponta, também individualmente abaixo.
Guido Carrillo (Estudiantes): Fundamental para o Estudiantes conseguir reter a bola na frente, brigou muito com Léo Ortiz e Léo Pereira. No jogo de ligação direta do Estudiantes, cumpriu bem seu papel.
Os mandantes estão definidos para o jogo de logo mais!
Fernando Muslera, Román Gómez, Facundo Rodríguez, Santiago Núñez, Santi Arzamendia, Mikel Amondarain, Gaston Benedetti, Tiago Palacios, Santiago Ascacíbar, Cristian Medina, Guido Carrillo
Para defender a vantagem conquistada em casa, o Flamengo vem com:
Agustín Rossi, Guillermo Varela, Léo Pereira, Léo Ortiz, Alex Sandro, Jorginho, Saúl Ñíguez, Gonzalo Plata, Giorgian De Arrascaeta, Samuel Lino, Pedro
1':
ROOOOOOOOOOOOOOOLA A BOLA! Começa os 90 minutos finais da decisão entre Estudiantes e Flamengo para decidir quem vai às semis da Libertadores
17':
Flamengo:
Samuel Lino escapa em contra-ataque pela esquerda e cruza rasteiro. A bola percorre toda a área, passa por Muslera e chega a Pedro na segunda trave, que completa de carrinho. Rodriguez surge como herói argentino e tira praticamente em cima da linha, para escanteio
33':
Flamengo:
Samuel Lino recebe na ponta esquerda e rola na entrada para Saul, que pega de primeira de canhota. Bola faz curva e vai no cantinho. Muslera dá leve desvio antes da bola bater na trave e sair em escanteio
45 +2':
GOL Estudiantes! Gaston Benedetti marca
Gaston Benedetti marca o seu 1º gol na competição (5 jogos):
Praticamente no último lance do primeiro tempo. Nunez alça bola na área, Carrillo disputa com Léo Ortíz, ninguém acha nada e bola sobra para Benedetti, na área pela esquerda. Lateral pega na veia de primeira, manda no alto e vence RossiMuslera repõe a bola com chutão, Carrillo dá casquinha e Benedetti aparece nas costas. Lateral sai cara a cara com Rossi e dá leve toque sobre o goleiro. Lateral, porém, estava impedido
90 +4':
FIM DE JOGO! Teremos pênaltis para decidir o classificado às semifinais da Libertadores
Fim de Jogo:
Jorginho converteu com sucesso o pênalti!
Fim de Jogo:
José Sosa converteu com sucesso o pênalti!
Fim de Jogo:
Luiz Araújo converteu com sucesso o pênalti!
Fim de Jogo:
Gaston Benedetti perdeu o pênalti!
Fim de Jogo:
Jorge Carrascal converteu com sucesso o pênalti!
Fim de Jogo:
Edwuin Cetré converteu com sucesso o pênalti!
Fim de Jogo:
Léo Pereira converteu com sucesso o pênalti!
Fim de Jogo:
Santiago Ascacíbar perdeu o pênalti!
Melhor em campo:
Agustín Rossi (BRA) foi considerado o melhor jogador em campo.