Ex-Grêmio e Corinthians é anunciado como novo técnico do Paraná Clube | OneFootball

Ex-Grêmio e Corinthians é anunciado como novo técnico do Paraná Clube | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola

MundoBola

·31 Desember 2025

Ex-Grêmio e Corinthians é anunciado como novo técnico do Paraná Clube

Gambar artikel:Ex-Grêmio e Corinthians é anunciado como novo técnico do Paraná Clube

O Paraná Clube confirmou nesta quarta-feira (31) a contratação de Tcheco como treinador para a temporada 2026. Formado nas categorias de base do Tricolor, o ex-meia teve passagens marcantes por Grêmio e Corinthians ao longo da carreira.

O clube destaca que a escolha acontece em meio ao processo de transição para a SAF. A direção aposta na forte identificação de Tcheco com o Paraná Clube para liderar o novo momento.


Video OneFootball


"Voltar ao Paraná Clube em um momento tão importante como este é motivo de muito orgulho. Esse clube me formou como jogador e me ensinou a vencer. Agora, em um novo capítulo, retorno com ainda mais responsabilidade e vontade de trabalhar para honrar essa camisa e ajudar o clube a crescer novamente, dentro e fora de campo", disse ao site oficial.

Terceira passagem como treinador

Esta será a terceira vez que ele dirige o time paranista. Como atleta, Tcheco também vestiu as camisas de Coritiba e Santos, além de atuar no exterior pelo Al-Ittihad, da Arábia Saudita.

Pelo Paraná Clube, o agora treinador conquistou o Campeonato Paranaense em 1996 e 1997. No banco de reservas, comandou ainda Coritiba, Rio Branco, Cascavel, Caxias e Chapecoense.

Em 2026, o Tricolor tem como metas a disputa da Série B do Paranaense e a Taça do Paraná. A missão de Tcheco será recolocar o clube nos trilhos e retomar o protagonismo estadual.

Passagem por Grêmio e Corinthians

No Tricolor Gaúcho, Tcheco conquistou os Campeonatos Gaúchos de 2006 e 2007 e foi vice-campeão da Libertadores de 2007. Ele se firmou como titular absoluto, chegou a vestir a braçadeira de capitão e foi um dos principais nomes do elenco finalista do torneio continental.

Em 2008, o jogador voltou ao Al-Ittihad, permanecendo até junho do mesmo ano, quando acertou novo retorno ao Grêmio. O meia só pôde estrear após o seu nome ser registrado no BID, com o Sindicato dos Atletas do Rio Grande do Sul obtendo liminar para liberar o atleta para atuar.

O meia marcou o primeiro gol dessa nova passagem em 9 de agosto de 2008, de pênalti, contra o Atlético-MG, no Mineirão, em vitória por 4 a 0. O terceiro gol veio em 9 de novembro, diante do Palmeiras, sendo decisivo para a campanha gremista no Brasileirão.

Tcheco também foi capitão do Grêmio na disputa da Libertadores de 2009. Em 24 de maio daquele ano, completou 150 partidas pelo clube em duelo contra o Botafogo, no Estádio Olímpico, pelo Campeonato Brasileiro.

Em novembro de 2009, foi definido que o contrato do jogador com o Grêmio não seria renovado para 2010. Pouco depois, em 11 de dezembro, o Corinthians anunciou oficialmente sua contratação para a temporada seguinte, com foco na disputa da Libertadores.

Já em setembro de 2010, Tcheco acertou seu retorno ao Coritiba, desta vez por empréstimo, encerrando o ciclo pelo clube paulista.

Lihat jejak penerbit