Coluna do Fla
·8 September 2025
Ex-treinador do Vasco revela ser torcedor do Flamengo: “Desde criança”

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·8 September 2025
Oswaldo de Oliveira, ex-treinador de futebol e atualmente aposentado do esporte, revelou ser torcedor do Flamengo, mesmo vindo de uma família vascaína. Em entrevista, o ex-comandante destacou a identificação com o time rubro-negro e contou que o amor começou ainda na infância:
— Sou flamenguista desde criança, fui muito ao Maracanã. Meu pai era vascaíno, meu avô era vascaíno, e eu, pequenininho, era vestido de Vasco. Nós morávamos em um conjunto entre Cascadura e Quintino, perto de onde surgiu o Zico. Só que isso foi em 53, 54 e 55, ano do tricampeonato do Flamengo —, iniciou Oswaldo de Oliveira.
— Aí eu chegava e a garotada toda era Flamengo, Flamengo. Um dia virei para o meu pai e pedi uma camisa do Flamengo. Em casa foi terrível, meu avô ficou doido com a situação, mas no Natal meu pai me deu uma camisa —, completou o ex-treinador, durante conversa no ‘Resenha Podcast’.
Oswaldo de Oliveira passou pelo Flamengo em duas oportunidades, em 2003 e 2015. Na primeira passagem, o treinador teve um aproveitamento de 44,4%. Comandou a equipe em 18 jogos, com três vitórias, sete empates e oito derrotas. Foi sucedido pelo irmão e então auxiliar, Waldemar Lemos. Assim, o momento ficou marcado na história pelos memes que foram gerados.
Por fim, Oswaldo de Oliveira voltou ao Flamengo em agosto de 2015 para substituir Cristóvão Borges. Nesse período, em duas passagens, o experiente treinador não conseguiu conquistar títulos com o time rubro-negro, saindo no ano seguinte.
Agora, com Filipe Luís no comando, o Flamengo segue focado nos próximos compromissos da temporada. Assim, o time rubro-negro enfrenta o Juventude no domingo (14), às 16h (horário de Brasília), no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro.