Glorioso 1904
·25 September 2025
Exclusivo Glorioso 1904 - João Malheiro aborda resultados do Benfica: "Falta maturidade"

In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·25 September 2025
João Malheiro analisou as últimas exibições do Benfica, que nos três últimos jogos no Estádio da Luz empatou dois e perdeu um
25 Set 2025 | 03:00 |
A receção do Benfica ao Rio Ave na passada terça-feira, dia 23 de setembro, terminou num novo deslize das águias, que sofreram um empate por uma bola ao cair do pano após, nos dois jogos anteriores no Estádio da Luz, terem sofrido uma derrota tardia frente ao Qarabag e um empate também nos descontos frente ao Santa Clara. Neste Exclusivo Glorioso 1904, João Malheiro analisou as exibições dos encarnados, mostrando confiança em José Mourinho e nos novos reforços.
"Tal como ontem referiu o treinador José Mourinho, falta maturidade e compreensão do jogo. Confesso que acompanho o Benfica há décadas e não me recordo de em três jogos consecutivos, dois para o Campeonato e um para a as competições europeias, o Benfica ter sofrido golos na fase absolutamente terminal dos encontros. Em dois dos casos, que foram os jogos da Liga nacional, quando estava em vantagem no marcador. É algo que jamais se poderá repetir e os jogadores têm que ter a capacidade para entender que há momentos em que têm que ter a preocupação de ter bola, trocar a bola e evitar que o adversário possa ter qualquer progressão em contra-ataque", começou por dizer João Malheiro.
De seguida, o jornalista deu um voto de confiança ao novo técnico do Benfica: "Se não é Mourinho [o treinador certo], quem poderia ser? José Mourinho é um dos maiores treinadores mundiais, conhece muitíssimo bem, de olhos vendados, o futebol português e é óbvio que o resultado de ontem é cruel. Há responsabilidade em todos, inclusive no próprio treinador, porque é ele que orienta. Agora, tenhamos a noção de que José Mourinho está no Benfica há menos de uma semana, já disputou dois jogos oficiais e no máximo terá feito quatro treinos, dois dos quais de recuperação. É manifestamente impossível mostrar as suas ideias ao grupo de trabalho numa dose significativa. Não acredito que esta situação, que se verificou no jogo com o Rio Ave, tal como no jogo com o Santa Clara, se repita em desafios futuros disputados na Luz".
No que toca a novas contratações, João Malheiro destaca as últimas prestações de Sudakov a serviço dos encarnados: "Chegaram [Sudakov e Lukebakio] com expetativas elevadas por parte dos adeptos, sobretudo Sudakov por ser mais apetecido. Mas quer um quer outro, na minha opinião, vão ser extremamente importantes no curso da temporada. Creio que é relevante o facto de Sudakov ter já um registo de dois jogos dois golos, ainda numa fase embrionária de adaptação à equipa. O que eu disse antes a propósito de Mourinho diria também a respeito de Sudakov".
Por fim, João Malheiro considerou ainda que a entrada de Lukebakio foi determinante para impor um ritmo de jogo mais elevado frente ao Rio Ave: "Relativamente a Lukebakio… Jogou os primeiros minutos com a camisola do Benfica num encontro em que a exibição foi francamente sofrível na primeira parte, mas que melhorou muito nos últimos trinta minutos, exceção feita ao lance do golo sofrido, muito também pela ampla inclusão em campo de um jogador com as características e valias dele".