Leonino
·30 Maret 2025
Exclusivo Leonino – João Pereira 'culpado' pela saída de Hugo Viana do Sporting

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·30 Maret 2025
A escolha de João Pereira para suceder a Ruben Amorim no comando técnico do Sporting foi um dos motivos que originou a saída de Hugo Viana do Sporting seis meses antes do que estava inicialmente previsto. Neste Exclusivo Leonino, revelamos que a opção pelo antigo futebolista foi uma decisão pessoal de Frederico Varandas.
“Quando o Ruben Amorim rumou ao Manchester United, houve vários nomes que estiveram em cima da mesa. A decisão de escolher João Pereira foi assumida por Frederico Varandas, numa jogada ‘à lá Vieira’, quando segurou o Jorge Jesus no Benfica, em 2013/14”, revelou uma fonte conhecedora do processo ao Leonino.
Acontece que Hugo Viana não foi favorável à escolha de Frederico Varandas, que optou por promover João Pereira à equipa A para substituir Ruben Amorim. Entre outros fatores, esta decisão terá sido um dos motivos que esteve na origem da ida antecipada do antigo diretor desportivo do Sporting para o Manchester City.
Tal como Frederico Varandas assumiu aquando da apresentação de Rui Borges como treinador do Sporting, o técnico do Vitória de Guimarães já tinha estado em cima da mesa dos responsáveis verdes e brancos aquando da saída de Ruben Amorim, sendo que era o preferido de Hugo Viana.
A verdade é que o tempo acabou por dar razão ao agora responsável do Manchester City. A experiência de João Pereira à frente do Sporting não correu bem – oito jogos, três vitórias, um empate e quatro derrotas –, tendo o técnico mais tarde regressado à equipa B, que, entretanto, abandonou para rumar ao Alanyaspor, da Turquia.