Jogada10
·5 Februari 2026
Experiência e perfil tático levaram Palmeiras a insistir na contratação de Arias

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·5 Februari 2026

Com acordo para defender o Palmeiras nos próximos quatro anos, o atacante Jhon Arias é um desejo antigo do clube. Além da qualidade técnica indiscutível, a reportagem apurou que a insistência do Verdão na contratação do atleta tem base em outros dois aspectos. Um deles é o histórico do jogador, com experiência em grandes partidas e títulos de peso. Outro é o perfil tático do colombiano.
Jhon Arias foi um dos destaques do Fluminense, clube que defendeu entre 2021 e 2025, na disputa de torneios importantes. Entre eles, a conquista da Libertadores da América de 2023 e a campanha semifinalista da Copa do Mundo de Clubes de 2025. Este currículo faz do colombiano de 28 anos o “jogador ideal” buscado pelo Palmeiras no mercado: experiente, com vivência em grandes competições e vencedor.
Direção e comissão técnica do Verdão pensam que, entre outras coisas, a falta de jogadores com este perfil levou o time a terminar como vice-campeão de três competições (Paulistão, Brasileirão e Libertadores) na última temporada. Na coletiva pós-jogo da final continental, inclusive, Abel Ferreira afirmou que a derrota foi resultado da falta de experiência da equipe, já indicando a necessidade por jogadores com maior rodagem no elenco.
“Nosso adversário foi melhor. Mais experiente, soube lidar com esse momento de tensão que é uma final. Acho, sinceramente, que hoje a experiência ganhou da irreverência”, disse o treinador, que prosseguiu: “Apesar de termos uma equipe muito jovem, acho que faltou um pouquinho mais de coragem e ousadia”.

Jhon Arias foi um dos destaques do Fluminense na disputa da Copa do Mundo de Clubes de 2025 – Foto: Marcelo Gonçalves / Fluminense F.C.
Além do currículo, as características de jogo de Arias agradam à comissão técnica do Palmeiras. Isso porque o colombiano pode atuar em pelo menos três das quatro posições mais importantes do ataque: nas pontas esquerda e direita, e pelo centro, como um segundo atacante. Vale lembrar que o atleta é destro e, por isso, pode oferecer perigo para o adversário tanto com drible em profundidade quanto partindo da ponta para o meio.
Outra característica que agrada à comissão técnica é a intensidade e disciplina tática para pressionar o adversário. A avaliação é que jogadores com este perfil tem melhor encaixe em sistemas de marcação individual, como o Palmeiras. Neste modelo de marcação cada jogador acompanha um adversário até o final da sua movimentação. Se o oponente que tem a posse da bola não é bem pressionado, todo o sistema defensivo está exposto a bolas longas ou passes de média distância, que obrigam os defensores a saírem de suas posições para “caçar”.
Arias está próximo de ser o mais novo reforço do Palmeiras para a temporada 2026. O Verdão entrou em acordo com o Wolverhampton (Inglaterra), pela chegada do atleta mediante pagamento de 25 milhões de euros (cerca de R$ 155 na cotação atual). O contrato com o jogador deve ter duração de quatro anos, até o final de 2029. O “Uol” publicou as informações inicialmente, e o Jogada10 confirmou.
Agora, o Palmeiras aguarda o jogador para a realização de exames médicos e assinatura de contrato. Com a concretização do negócio, Ariasse tornará o segundo reforço do Verdão na temporada. Até o momento, apenas o meio-campista Marlon Freitas foi contratado, vindo do Botafogo.








































