Fábio completa temporada com mais jogos na carreira e busca quarta Copa do Brasil | OneFootball

Fábio completa temporada com mais jogos na carreira e busca quarta Copa do Brasil | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·9 Desember 2025

Fábio completa temporada com mais jogos na carreira e busca quarta Copa do Brasil

Gambar artikel:Fábio completa temporada com mais jogos na carreira e busca quarta Copa do Brasil

Aos 45 anos, Fábio segue quebrando recordes na sua carreira e mostra que ainda vive grande momento e longe da aposentadoria. Em 2025, o jogador, que atua profissionalmente desde 1997 e tem 28 anos de carreira, teve a sua temporada com mais jogos disputados. 

Os números são assustadores. Fábio disputou 72 jogos em 2025 e atuou em todos os minutos do Fluminense no Campeonato Brasileiro, por exemplo. A marca pode ficar ainda maior, já que o Tricolor Carioca ainda disputa a Copa do Brasil e a contagem de partidas do goleiro pode chegar a 76. 


Video OneFootball


A contagem de jogos de Fábio - até aqui - é dividida da seguinte maneira: Série A (38), Campeonato Carioca (12), Copa do Brasil (8), Copa Sul-Americana (8), Mundial de Clubes da Fifa (6). 

Antes de 2025, a temporada de mais jogos de Fábio na carreira havia sido em 2003, quando disputou 68 partidas com a camisa do Vasco. Em 2005 e 2014, pelo Cruzeiro, ele fez 67 partidas. O mesmo número foi repetido em 2023, já pelo Fluminense

Fábio segue interminável e com um preparo físico invejável, sem dar chances para outros goleiros do Fluminense sequer terem sequência. O seu reserva direto é Vitor Eudes, que disputou apenas 5 jogos em todo o ano, sendo 3 deles nas primeiras partidas do ano, ainda pelo Campeonato Carioca. O jogador de 27 anos não atua desde maio, em derrota do Tricolor na fase de grupos da Copa Sul-Americana. Marcelo Pitaluga, de 22 anos, que chegou do Liverpool, não estreou. 

Ou seja, Fábio disputou 72 das 77 partidas do Fluminense na temporada, estando em campo em todos os minutos de todos esses jogos. Além disso, o jogador de 45 anos também teve bons números no geral, já que sofreu 61 gols, média de 0,85 gol por jogo. 

Ainda em alta e sem motivos para ter sua idade contestada - o que aconteceu quando deixou o Cruzeiro -, Fábio assinou sua renovação de contrato com o Fluminense até o final de 2026. 

"É mais um presente que Deus me concede, fazer parte dessa história que a gente vem escrevendo desde a minha chegada aqui no Fluminense. Estamos cada vez mais nos dedicando e melhorando para dar alegria ao nosso torcedor. Quero agradecer a Deus, que me concede saúde e por poder vestir essa camisa vitoriosa, fazer parte da família tricolor. O torcedor sempre me dá todo o apoio, onde eu vou, recebo carinho. Quero agradecer a todos que fazem parte dessa história que está sendo escrita a cada jogo", disse Fábio no anúncio da renovação.

Em busca de um novo título

O Fluminense viveu um ano de altos e baixos, mas colecionou grandes momentos, como a ida para a semifinal da Copa do Mundo de Clubes. No Brasileirão, o Tricolor terminou com uma sequência invicta de sete jogos e garantiu uma vaga direta na fase de grupos da próxima Libertadores. Mas ainda dá tempo de tornar a temporada vencedora com a Copa do Brasil

Nesta semana, o Fluminense enfrenta o rival Vasco pelas partidas da semifinal da Copa do Brasil, e se passar fará a final com o vencedor do duelo entre Corinthians e Cruzeiro. O último jogo da competição acontece no dia 21 de dezembro e pode ser mais um marco para Fábio

Se o Fluminense for campeão da Copa do Brasil, Fábio conquistará o seu sétimo título nacional e o 22º título da sua longa carreira. O goleiro já conquistou a Copa do Brasil outras três vezes. Em 2000 participando pouco pelo Vasco. Já em 2017 e 2018 foi providencial nas conquistas do Cruzeiro

Além da Copa do Brasil, Fábio já conquistou três vezes o Campeonato Brasileiro: 2000 pelo Vasco; 2013 e 2014 pelo Cruzeiro

No Fluminense, Fábio conquistou o Campeonato Carioca de 2022 e 2023, a Libertadores de 2023 e a Recopa Sul-Americana de 2024. Uma carreira invejável. 

Lihat jejak penerbit