Farioli (com toques de português) e o mercado do FC Porto: «Vamos tentar ser criativos» | OneFootball

Farioli (com toques de português) e o mercado do FC Porto: «Vamos tentar ser criativos» | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·10 Desember 2025

Farioli (com toques de português) e o mercado do FC Porto: «Vamos tentar ser criativos»

Gambar artikel:Farioli (com toques de português) e o mercado do FC Porto: «Vamos tentar ser criativos»

Francisco Farioli fez a antevisão ao jogo com o Malmö em conferência de imprensa. O técnico do FC Porto reconheceu o desafio diferente que os dragões vão encontrar e falou, entre outros temas, sobre a necessidade de reforços, além de ter deixado uma mensagem em português aos adeptos. 

Malmö já acabou o campeonato e está em transição de treinadores. O que espera do jogo?: «Não é uma tarefa fácil preparar um jogo frente a um adversário que não está a jogar de forma oficial. Estão em processo de mudança de treinador, o técnico que vai chegar é um grande amigo meu. Este é um jogo muito importante para o nosso caminho na Liga Europa e esperamos ter uma injeção de energia do nosso público.»


Video OneFootball


Diferença pontual entre as equipas na Liga Europa é grande: «Isso é no papel. Amanhã, quando o jogo começar, vai estar 0-0. Eles vão jogar com vontade, é a sua última munição para continuarem em prova. Não têm nada a perder e é complicado enfrentar equipas que estão neste cenário. Vamos com tudo para o jogo e queremos começar desde cedo fortes. O Malmö tem história na Europa e jogadores jovens com talento.»

Central e ponta de lança podem chegar no mercado?: «Tenho contacto diário com o presidente, não só sobre o mercado. Temos reunido com o departamento de scouting ao longo da época para estarmos preparados a 1 de janeiro. Temos de responder às dificuldades que temos tido com as lesões do Nehuen [Pérez] e do Luuk [de Jong]. Estamos a avaliar diferentes cenários. Não vamos conseguir cobrir todas as posições que queremos, mas vamos tentar ser criativos.»

Tem abordado com os jogadores o tema diferença de golos?: «Passo a passo. Esse tema fez parte da reunião desta manhã. Claro que os resultados são o que mais queremos, mas nunca estamos satisfeitos. Queremos fazer melhor, criar mais e sofrer menos. A diferença de golos pode ser importante na I Liga e na Liga Europa. O novo formato das provas europeias promove a concentração em todos os jogos.»

Atitude é um problema a trabalhar pela sua equipa para melhorar a consistência?: «Faz parte do futebol acontecerem alguns momentos de menor qualidade. É importante termos capacidade de reação, como aconteceu na segunda parte em Tondela. Tivemos a atitude e a energia certa nesse momento. Pela capacidade dos rapazes, parece que temos de ganhar em cada campo de forma fácil, mas essa não é realidade.»

«Vi alguns artigos esta semana que me fizeram pensar e, confesso, também rir um pouco. A pressão exterior está ligada, claramente. Há vontade de criar barulho e estão a tentar. É muito importante estarmos unidos. [Farioli aventura-se em português] A minha mensagem para a família portista é muito clara: juntos, contra todos.» 

Jogos adiados permitem ao FC Porto respirar melhor?: «Gerir os jogos de quinta-feira para domingo é a grande dificuldade (...) Estamos a preparar um pequeno estágio, para integrar jogadores novos e aproximar ainda mais o grupo.»

Lihat jejak penerbit