Zerozero
·24 September 2025
Farioli está preocupado com o relvado e avisa: «Temos muitos passos para chegar a Istambul»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·24 September 2025
Francesco Farioli fez a antevisão à deslocação do FC Porto ao terreno do RB Salzburg, em partida da jornada inaugural da Liga Europa 2025/26. O técnico revelou preocupação com o relvado da Red Bull Arena e lembrou que os dragões vão ter de passar por muito, antes de uma hipotética chegada à final.
O RB Salzburg é um desafio diferente que os adversários internos?: «Acho que há semelhanças. O Salzburg tem profundidade, gosta de pressionar muito, olha sempre para o jogo de uma forma mais vertical. É uma equipa de duelos. Em alguns momentos vamos ter de disputar o jogo dessa forma com eles, em outros levar o jogo para o nosso estilo de jogo. Teremos de ser inteligentes ao fazer essa gestão.»
O RB Salzburg não está numa boa fase. Espera alguma surpresa?: «Não podemos relaxar por isso. Temos de estar sempre atentos aos detalhes e a tudo o que podemos melhorar. De certeza que amanhã estaremos preparados para isso. Do outro lado, teremos certamente uma equipa que também tentará entrar forte para mudar o rumo dos últimos jogos.»
O FC Porto é candidato a vencer a Liga Europa?: «Temos de trabalhar com o mesmo afinco e mesma vontade todos os dias. Queremos ir o mais longe possível. Estar no FC Porto é estaR no limite. Queremos que seja uma caminhada longa. Temos muitos passos para chegar a Istambul [local da final].»
Relvado preocupa?: «Não é uma desculpa. Vamos jogar num relvado que não está ao nível de uma noite europeia, seja pelo futebol ou a segurança dos jogadores. Não podemos aceitar que tenham que jogar neste tipo de relvado, uma das principais características do jogo. Vamos jogar amanhã, mas creio que passar por isto não deveria ser necessário.»
FC Porto tem bons registos na Áustria: «Partilhei também com os jogadores uma estatística muito interessante: nos últimos 16 jogos do FC Porto fora Liga Europa, apenas tivemos duas vitórias. Diz-nos que há algo que tem de mudar na nossa forma de abordar este tipo de jogos. Amanhã será o primeiro passo nesse sentido.»
Trabalho com Diogo Costa: «É um grande privilégio ter um dos melhores guarda-redes do mundo na equipa. É um privilégio do ponto de vista técnico, claro, mas também tudo aquilo que ele significa para o clube e para o grupo. Usa a braçadeira e é um exemplo em tudo o que faz. Espero que a direção faça uma excelente negociação e que prolonguem o contrato dele por muito tempo.»
Ponto de situação dos lesionados: «Todos estão prestes a regressar, menos o Luuk de Jong, que ainda demorará algumas semanas. O Alberto [Costa] regressou há dias, tem estado bem, mas teremos ainda de considerar se poderá ir a jogo amanhã. No caso do Martim [Fernandes] e do Alan [Varela], as coisas estão melhores. Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para alcançarmos o melhor resultado possível amanhã.»