Portal dos Dragões
·9 Mei 2026
Farioli quer o FC Porto campeão a fechar a época com marcas de elite

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·9 Mei 2026

Começando por um dos grandes alicerces do percurso do FC Porto no campeonato: a defesa. De forma simples e objetiva, os dragões apresentam-se como a equipa mais eficaz entre as sete principais ligas europeias. Os 15 golos sofridos em 32 jornadas traduzem-se numa média de 0,47 por 90 minutos, inferior à de qualquer outra equipa nessas competições e, curiosamente, o pódio é fechado pelos rivais: Benfica com 0,69 e Sporting com 0,71. Se recuarmos até 2014/15, encontra-se até um FC Porto ainda menos batido, com apenas 13 golos consentidos em toda a prova, mas terminou no segundo lugar, a três pontos dos encarnados.
Há, no entanto, outros indicadores que mostram que não se trata apenas de solidez defensiva, mas também de uma enorme capacidade para dificultar a vida ao adversário. A equipa de Francesco Farioli faz da pressão uma das suas principais armas e é uma das formações que menos passes permite por posse de bola do oponente, com uma média de 7,83, ligeiramente acima do NEC (7,68) e abaixo do Barcelona (8,17), que surge em terceiro. Tudo isto ajuda a que os dragões permitam apenas 2,38 remates enquadrados por 90 minutos, melhor do que Arsenal (2,49) e PSG (3). O facto de o FC Porto se destacar em todos estes registos já diz muito, mas há ainda outro dado, também com influência no plano ofensivo: os campeões nacionais são os mais fortes nos duelos aéreos, com 54,16%, à frente de Manchester City (53,2%) e Barça (52,4%).
A solidez defensiva tem reflexos naturais nos números de Diogo Costa, mas existe um registo que não depende apenas disso e que até poderá ser o mais apetecível de todos: o recorde de pontos do campeonato português. Duas vitórias significarão 91 pontos, os mesmos que o clube alcançou no título anterior, em 2021/22, com Sérgio Conceição no comando.
Ao ajudar o FC Porto a bater o Alverca por 1-0, Diogo Costa chegou ao 20.º jogo sem sofrer golos no campeonato e ultrapassou o registo de Iker Casillas, alcançado em 2016/17. Se voltar a manter a baliza a zeros em mais duas ocasiões, o capitão dos dragões entra para o top-10 histórico da competição, igualando as 84 de Matheus Magalhães e Cássio. Ainda assim, tendo em conta o número de jogos disputados, a eficácia de Diogo é claramente superior e está, neste momento, nos 49,1%. Curiosamente, a lista é liderada por dois portistas: Helton, com 154 jogos sem sofrer golos e 51,5% de eficácia, e Vítor Baía, com 227 e 58%.
Langsung


Langsung


Langsung


Langsung


Langsung


Langsung


Langsung


Langsung


Langsung


Langsung


Langsung


Langsung

















