Portal dos Dragões
·28 Agustus 2025
FC Porto e Sporting nunca perderam com João Gonçalves a apitar. Arbitro do clássico mostra poucos cartões

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·28 Agustus 2025
João Gonçalves foi nomeado pela Secção Profissional do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para dirigir o primeiro grande clássico da I Liga 2025/26, entre o Sporting e o FC Porto, no sábado.
Com 33 anos e filiado na Associação de Futebol do Porto, o jovem árbitro fará a sua estreia em clássicos, embora já tenha dirigido o FC Porto em cinco ocasiões e o Sporting em quatro encontros oficiais.
Nos nove jogos que apitou envolvendo Leões e Dragões, nenhuma das equipas foi derrotada e apenas numa partida não conseguiu vencer.
João Gonçalves caracteriza-se por privilegiar o jogo e por uma gestão contida da disciplina, recorrendo raramente aos cartões. Entre esses nove encontros, só uma vez mostrou o cartão vermelho por acumulação.
Quanto aos amarelos, tem sido contido: foram 19 cartões em jogos do FC Porto e 16 nos encontros do Sporting.
Este será o sexto jogo oficial do FC Porto que João Gonçalves irá arbitrar. Até agora, com ele ao apito os Dragões venceram sempre: cinco partidas, cinco triunfos, 17 golos marcados e dois sofridos.
João Gonçalves estreou-se como árbitro em jogos do FC Porto aos 31 anos, em 2023, quando dirigiu a goleada dos azuis e brancos ao Arouca (4-0), na Taça de Portugal 2023/24 – um encontro tranquilo em que mostrou dois amarelos, ambos a jogadores do Arouca: David Simão e Antony.
Na mesma época estreou-se a arbitrar o FC Porto na I Liga, no triunfo por 3-1 frente ao Casa Pia, na 13.ª jornada, que marcou o jogo 500 do treinador Sérgio Conceição ao comando de equipas portuguesas. Nesse jogo mostrou três amarelos a elementos do FC Porto e um a um jogador dos Gansos.
No mesmo ano esteve também no FC Porto 4-1 Vizela (28.ª jornada), exibindo três amarelos aos jogadores do Vizela, dois deles por acumulação a Matías Lacava, expulso aos 49 minutos.
Na época passada dirigiu os dragões por duas vezes: no 4-0 ao Boavista, na 16.ª jornada da I Liga (quatro amarelos ao FC Porto e dois ao Boavista), e no 2-0 diante do Arouca, na 24.ª jornada (dois amarelos a jogadores portistas e dois aos atletas dos Lobos da Serra da Freita).
No total, mostrou nove amarelos a jogadores do FC Porto, 10 aos adversários dos dragões e um cartão vermelho por acumulação.
O Sporting só deixou de vencer por uma vez com João Gonçalves ao apito: foi no espetacular empate 4-4 com o Vitória de Guimarães, na 17.ª jornada da I Liga 2024/25, encontro em que exibiu oito amarelos, quatro para cada equipa.
Nos restantes três jogos os leões saíram vitoriosos. O primeiro foi na 33.ª jornada de 2023/24, com a vitória por 1-0 sobre o Estoril no António Coimbra da Mota – nesse jogo apenas dois amarelos, ambos a jogadores canarinhos, aos 75′ e aos 90+1′.
Voltou a arbitrar uma deslocação do Sporting à Amoreira (3-0), na 7.ª jornada da I Liga 2024/25, novamente com apenas dois amarelos, ambos ao Estoril. O outro encontro foi a vitória por 3-1 sobre o Rio Ave, com dois amarelos para cada equipa.
Em termos disciplinares, mostrou 10 amarelos aos adversários do Sporting e seis aos futebolistas dos leões.
O Sporting–FC Porto está agendado para as 20h30 de sábado, em Alvalade. Ângelo Carneiro e Pedro Ribeiro serão os árbitros assistentes; Miguel Nogueira será o quarto árbitro. Rui Costa estará no videoárbitro, assistido por Paulo Brás.
Langsung