Portal dos Dragões
·13 Mei 2025
FC Porto: planeamento da próxima época tem Mora como figura central

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·13 Mei 2025
O momento brilhante de Rodrigo Mora, que contribuiu para a vitória do FC Porto no Bessa (2-1) anteontem, marcou o seu primeiro golo como médio-ofensivo, após ter completado 18 anos no dia 5 de maio. Entre o seu aniversário e o dérbi do Porto, foi anunciada a tão aguardada renovação de contrato, que reflete a aposta da SAD tanto no presente como no futuro.
O jovem talento, formado no Olival e agora uma figura de destaque na equipa de Martín Anselmi, é considerado uma “bandeira” no planeamento da estrutura do futebol do clube para a próxima temporada, reforçando o seu papel como uma peça chave no clube. A estrutura do FC Porto está, portanto, decidida a não o perder no próximo mercado de transferências.
A nova cláusula de rescisão de Mora, fixada em 70 milhões de euros (M€), serve como uma “almofada” para a SAD. Apesar da instabilidade do mercado de verão e dos altos valores que alguns dos clubes mais ricos da Europa estão dispostos a pagar, a sociedade portista acredita que será difícil que um “tubarão” apareça para pagar essa quantia de imediato, uma vez que não há margem para negociações em relação ao internacional sub-21, cuja convocação para a Seleção pode estar próxima.
Além disso, Rodrigo Mora representa a concretização do projeto que Villas-Boas idealizou para o FC Porto: um talento de qualidade, formado no clube e com um potencial de evolução elevado. No entanto, a responsabilidade não pode recair unicamente sobre um jovem jogador. Por isso, os dragões estão a trabalhar intensamente na preparação da temporada 2025/26, que contará com Martín Anselmi no comando e com várias novas aquisições. O JOGO apurou que a estratégia azul e branca inclui a adição de reforços de qualidade ao plantel, que ajudarão a sustentar o salto qualitativo que Mora trouxe ao jogo do Porto.
Além disso, os números do jovem médio-ofensivo refletem o seu crescente impacto na equipa. Com o seu nono golo na equipa principal, Rodrigo entrou para o “top-10” dos melhores marcadores da I Liga, empatado com Trincão (Sporting), Aranda (Famalicão) e Félix Correia (Gil Vicente). Com apenas 18 anos e 6 dias, Mora tornou-se o jogador do FC Porto mais jovem a alcançar nove golos, superando o registo de “Bibota” Fernando Gomes (18 anos e dois meses). No historial do campeonato, apenas um jogador conseguiu tal feito em idade mais tenra: Guilherme Espírito Santo, que jogou no Benfica nas décadas de 30 e 40. Para além disso, a jovem promessa do Olival, que participou em sete golos nos últimos oito jogos, continua a ser um talismã: sempre que marcou, o FC Porto venceu.
Rodrigo Mora, há muito no radar de Roberto Martínez, está, sem surpresa, entre os pré-convocados da Seleção Nacional para a final four da Liga das Nações. O seu desempenho justifica a inclusão e o médio-ofensivo nunca teve tão bons argumentos para ser convocado para a equipa das Quinas como agora. Como O JOGO adiantou em abril, o jovem talento já havia feito parte de uma pré-lista mais restrita em março, antes dos jogos com a Dinamarca. Agora, aspira a uma convocatória que será anunciada no dia 20 de maio. Portugal jogará contra a Alemanha a 4 de junho e voltará a jogar no dia 8, seja na final, seja na disputa do terceiro lugar.