Leonino
·15 September 2025
Fernando Mendes atira que reforço do Sporting "perde a nível físico"

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·15 September 2025
Fernando Mendes abordou as principais diferenças entre Luis Suárez e Viktor Gyokeres, além de ter comentado as mudanças na frente de ataque do Sporting
Fernando Mendes comparou Luis Suárez a... Viktor Gyokeres, questão incontornável, uma vez que o avançado colombiano chegou ao Sporting com o claro objetivo de se tornar o substituto do internacional sueco, que rumou ao Arsenal neste verão. O antigo jogador dos leões admite que o 'camisola 97' está a ser uma "agradável surpresa".
"Admito que não conhecia o jogador, apesar dos 31 golos anotados na época passada pelo Almeria [2.ª divisão de Espanha]. Está a ser uma agradável surpresa e permite que o Sporting jogue de uma maneira mais coletiva no ataque", começa por dizer, em declarações ao Desporto ao Minuto.
Fernando Mendes: "Se Suárez conseguisse imitar Gyokeres..."
De seguida, o antigo jogador do Clube de Alvalade falou sobre as principais diferenças entre os dois avançados: "O Gyokeres foi um achado. Durante as duas temporadas em que esteve cá, ganhou jogos sozinho. Foram 50 ou mais golos por época. Se o Luís Suárez conseguisse imitar, era um sinal que o Sporting estava quase sempre perto das vitórias. Ninguém lhe coloca essa pressão. Tem características distintas. O Luis Suárez é similar no trabalho de pressão, mas perde a nível físico, não porque ele seja frágil, mas sim porque o Gyokeres era impressionante nesse aspeto".
Ioannidis? Fernando Mendes: "É forte fisicamente"
Acabado de se estrear pelo Sporting, também Fotis Ioannidis foi contratado para reforçar a frente de ataque dos leões nesta época, algo que Fernando Mendes acredita que pode vir a dar os seus frutos: "É forte fisicamente e poderá formar uma boa parceria com o Luís Suárez, assim que ambos entenderem melhor as ideias do técnico Rui Borges. A aposta em dois avançados não me causa estranheza, dado que será algo necessário ao longo da temporada, sobretudo nos jogos do campeonato realizados em Alvalade. Na sua grande maioria, as equipas apresentam blocos baixos e é preciso alternativas para 'furar' essas muralhas".
Por fim, o antigo jogador teceu elogios a Pote: "O Gyokeres era tão bom, que a equipa colocava de forma imediata a bola na frente, porque, lá está, ele resolvia os jogos sozinho. Este ano é diferente. O Pedro Gonçalves gosta muito de estar envolvido em zonas interiores, com várias tabelas de ligação. Toda a gente tem essa missão de fazer golos e estamos a ver uma versão do 'Pote' semelhante à aquela que vimos na época 2020/21, na qual sagrou-se melhor marcador [23 golos]. Acredito que poderá repetir esse feito, é um jogador excelente, com uma capacidade de finalização acima da média", rematou Fernando Mendes, com mais de uma centena de jogos pelo "clube do coração".