Papo na Colina
·3 April 2025
Figo no Vasco? Entenda negociação que quase aconteceu

In partnership with
Yahoo sportsPapo na Colina
·3 April 2025
A torcida vascaína já sonhou com grandes contratações ao longo da história, mas uma das histórias mais inusitadas envolvendo o clube aconteceu nos bastidores e teve como protagonista ninguém menos que Luís Figo, lenda do futebol português.
Em uma negociação que nunca passou de uma possibilidade distante, o nome do meia surgiu no Vasco por conta de um plano envolvendo o Banco de Portugal. Segundo relato de um jornalista da época, o então vice-presidente de futebol do clube, José Luís Moreira, afirmou que havia uma negociação condicionada à entrada da instituição financeira no Brasil.
Luís Figo, eleito o melhor jogador do mundo em 2001, em ação pelo Real Madrid / Imagem: Getty Images
O jornalista, autorizado a divulgar a informação, anunciou o rumor na Rádio Globo, reforçando que a chegada do jogador dependeria desse fator. Porém, ao retornar a São Januário na segunda-feira seguinte, foi surpreendido por Moreira, que entregou a ele uma lata de figo em calda português, ironizando a situação e encerrando qualquer especulação sobre a vinda do craque.
A história entrou para o folclore do clube como um dos episódios mais curiosos do futebol brasileiro. Afinal, por um breve momento, os vascaínos puderam sonhar com um dos maiores jogadores do mundo vestindo a cruz de malta – mesmo que tudo tenha terminado com uma simples lata de figo.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News