MundoBola Flamengo
·28 Juli 2025
Filipe Luís revela drama de De La Cruz: 'Meu protegido'

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·28 Juli 2025
Fora do jogo entre Flamengo e Atlético-MG após virar alvo de polêmica ao longo da última semana, o meia De la Cruz foi protagonista de uma das primeiras respostas de Filipe Luís na coletiva de imprensa deste domingo (27).
O atleta, que se recupera novamente de lesão, foi liberado pelo Flamengo para passar o fim de semana com a família, no Uruguai. E a decisão veio na esteira de uma polêmica e tanto, com De la Cruz publicamente criticado pelo ex-chefe do DM, José Luiz Runco — que foi demitido.
Ao ser questionado na coletiva sobre a situação do jogador, Filipe Luís primeiro se esquivou de traçar um prazo para retorno e direcionou a questão sobre a viagem ao Uruguai ao departamento médico.
"Bom, o Nico é um jogador agora que está no departamento médico. Então, quem define os horários e as folgas é o DM, é uma pergunta para eles. E também o prazo, é uma pergunta para o Dr. Sassaki", explicou.
Em seguida, Filipe Luís abordou seu pensamento particular pelo jogador e deixou clara a gratidão pelo esforço de Nico em alguns momentos da temporada.
"No meu caso, sobre o Nico, a única coisa que eu posso dizer é que é um jogador extraordinário. Que nos ajudou muito até essa lesão pré-Mundial e, até por isso, sou super agradecido a ele. Porque era um momento delicado em que a gente estava em baixas", destacou.
Segundo o técnico do Flamengo, a lesão mais recente do atleta veio em um momento de sacrifício, em que a parte física já não estava 100%. No entanto, De la Cruz se dispôs a ajudar, já que o Flamengo tinha uma série de desfalques, e acabou se machucando. Esse jogo aconteceu no dia 18 de maio, contra o Botafogo.
"Tínhamos uma lesão do Erick [Pulgar], uma lesão do Allan e uma expulsão do Gerson, na qual tínhamos o Evertton Araújo e teria que improvisar o Varela. Conversei com ele, estava realmente no limite e foi no sacrifício aquele jogo — e acabou tendo essa lesão", lamentou.
Ainda tecendo uma série de elogios a De la Cruz, Filipe Luís ressaltou o altruísmo do uruguaio e garantiu que vai tentar sempre protegê-lo, por ser um jogador de grupo e que está sempre disposto a se sacrificar pelo Flamengo.
"É um cara que, sempre que pode, dá tudo o que tem pela equipe. Um jogador que se sacrifica, que coloca o próprio corpo a serviço da equipe. Vai ter minha proteção e meu carinho sempre. Estou contando os dias para que ele possa voltar, porque ele é muito importante para a gente", finalizou.
Após vencer o Atlético-MG no Brasileirão, o Flamengo tem programado um novo duelo contra o mesmo adversário na quinta-feira, pela Copa do Brasil. Mais uma vez, o jogo será disputado no Maracanã, pela ida das oitavas de final. A bola rola a partir de 21h30 (horário de Brasília).