90min
·3 November 2024
In partnership with
Yahoo sports90min
·3 November 2024
Flamengo e Atlético-MG abrem neste domingo (3), a partir das 16h (de Brasília), no Maracanã, a decisão da Copa do Brasil 2024. O duelo marca um dos maiores confrontos do futebol nacional e reúne duas grandes equipes em uma das maiores rivalidades interestaduais. A decisão promete fortes emoções e ambas as equipes têm totais condições de levantar a taça no dia 10 de novembro, quando será disputado o jogo de volta, na Arena MRV.
O Flamengo chega à decisão com foco total na Copa do Brasil após o empate diante do Internacional, pelo Brasileirão, quando o técnico Filipe Luís preservou a maioria dos titulares, priorizando o torneio mata-mata. Do outro lado, o Atlético vive grande momento na temporada após eliminar o River Plate nas semifinais da Libertadores, sem sofrer gols, avançando para a decisão com méritos totais. Além disso, os dois clubes colocam à prova seus retrospectos positivos na Copa do Brasil, pois tanto Mengão (2022) quanto o Galo (2021) conquistaram o torneio nos últimos anos.
Flamengo e Atlético-MG disputam título da Copa do Brasil 2024 / Pedro Vilela/GettyImages
A rivalidade entre Flamengo e Atlético-MG foi intensificada na década de 1980 por conta de duelos decisivos entre as equipes no Campeonato Brasileiro, na Copa Libertadores e na Copa do Brasil. Nesta época, que marcou o auge técnico do clássico, nomes como João Leite, Toninho Cerezo, Éder Aleixo, Raul Plassmann, Júnior e Zico se destacaram com grandes atuações.
O primeiro confronto entre as equipes ocorreu em 16 de junho de 1929, quando o Rubro-Negro venceu o Galo por 3 a 2, no Estádio Antônio Carlos, em Belo Horizonte. Desde então, tivemos a realização de 128 jogos, sendo que o mais recente terminou com vitória do Flamengo, por 4 a 2, em 3 de julho de 2024, pelo Brasileirão.
Além disso, o Flamengo possui vantagem no retrospecto histórico, considerando apenas os 88 jogos oficiais, com 35 vitórias. O Atlético-MG aparece com 33 triunfos, enquanto 20 partidas terminaram empatadas. Na contagem que também contabiliza jogos amistosos e torneios não oficiais, foram 128 duelos no total, com 53 vitórias rubro-negras e 42 vitórias do Galo.
→ Quer receber notícias, informações e muito mais sobre o Flamengo? Clique aqui e entre no nosso canal do WhatsApp!
Considerando apenas os seis jogos disputados pela Copa do Brasil, o Flamengo venceu três partidas, enquanto o Atlético-MG obteve duas vitórias e um duelo terminou empatado.
Reinaldo é o maior artilheiro do clássico / DOUGLAS MAGNO/GettyImages
O confronto entre Flamengo e Atlético-MG reúne duas torcidas que protagonizam muita festa e mantêm viva a enorme rivalidade dos anos 1980, deixando um ambiente sempre especial nas oportunidades em que se enfrentam. Veja, a seguir, mais curiosidades sobre este clássico interestadual.
Apesar do time rubro-negro ter vantagem no retrospecto, o Atlético-MG detém a maior goleada do clássico, com um inesquecível 6 a 1, em duelo válido pela 41ª rodada do Brasileirão 2004, disputado no Mineirão. Alex Mineiro (dois), Zé Luís, Márcio, Renatinho e Vágner foram os autores dos gols para a equipe mineira, enquanto Jean marcou para os cariocas. O confronto era importantíssimo na briga contra o rebaixamento na época, mas ambas equipes se salvaram.
A maior goleada do Flamengo no clássico aconteceu em um amistoso disputada no Maracanã, em 6 de abril de 1979, quando o Rubro-Negro venceu o rival por 5 a 1. Zico marcou três gols em uma de suas maiores atuações da carreira, enquanto Luisinho e Cláudio Adão completaram o placar do Mengão. Por fim, Marcelo deixou sua marca pelo Galo.
E quem é o maior artilheiro da história do clássico? Considerando apenas jogos oficiais, o maior artilheiro é Reinaldo, um dos principais nomes da história do Galo, com sete gols marcados. Por fim, Nunes foi quem mais marcou diante do Atlético-MG pelo Flamengo, com cinco gols.