MundoBola Flamengo
·29 Oktober 2025
Flamengo x Racing: Rizek cita 5 elementos que vão decidir duelo na Libertadores

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·29 Oktober 2025

Flamengo x Racing se enfrentam na semifinal da Libertadores. O duelo decisivo acontece na noite desta quarta-feira (29), valendo vaga na final da competição. O Rubro-Negro venceu na ida e leva vantagem para a volta. Mas, além disso, o jornalista André Rizek cita cinco outros elementos que podem definir o classificado.
Primeiro, Rizek cita elementos que são favoráveis ao Racing. Começando pelo ambiente em Avellaneda, no estádio El Cilindro. Segundo ele, nenhum estádio do Brasil causa a pressão que o Fla irá sentir na Argentina, nem mesmo o Maracanã.
"O primeiro é o ambiente. Ponto a favor do Racing. Nenhum estádio brasileiro hoje consegue ter o nível de pressão que os argentinos fazem no Cilindro. Nesse aspecto, deve ser muito mais difícil para o Flamengo jogar hoje em Avellaneda do que foi para o Racing jogar no Maracanã", analisa Rizek.
O segundo ponto que Rizek traz é o "pulmão". O comentarista cita que o Racing não jogou no final de semana e vem de sete dias de "descanso". Enquanto o Flamengo chega na Argentina após um duelo desgastante contra o Fortaleza, no Ceará, onde ainda por cima saiu derrotado.
Por fim, o último elemento a favor do Racing, segundo Rizek, é a "alma". Ele exalta como os argentinos possuem coração e entrega, comparando que no Brasil não existe nada igual. Porém, ressalva que isso é a única coisa na qual superam o Flamengo, logo, precisam apostar nisso.
"Ponto três: Alma, entrega, coração. O que a gente viu o Racing fazer aqui no Maracanã, o Sosa, continuando no jogo com a cara quebrada, eu acho também que nenhum time brasileiro é capaz de fazer. E aqui cabe uma explicação. O Racing precisa ser assim, porque ele é tão inferior ao Flamengo que não tem outro jeito de ele minimamente equilibrar o confronto", dispara Rizek.
Apesar de tudo que colocou a favor do Racing contra o Flamengo, para André Rizek, o Rubro-Negro é quem tem o maior trunfo.
Para o jornalista, a qualidade técnica do elenco flamenguista supera qualquer coisa. Segundo ele, o Flamengo tem o melhor plantel do continente. E isso, coloca tudo a favor de Filipe Luís.
"O quarto elemento, que é o mais importante e derruba qualquer outro, é a qualidade técnica. E é essa qualidade técnica do Flamengo, disparado hoje o melhor elenco da América do Sul, que torna tudo favorável ao time do Filipe Luís", define.
Junto disso, Rizek emenda o quinto elemento, que é a estratégia. Com uma variedade de jogadores a disposição, o jornalista aponta como é teoricamente "fácil" para Filipe Luís armar o time da maneira que quiser.
"Inclusive, o quinto elemento, é a estratégia. O Flamengo tem tanto jogador, tem tanto de onde tirar, que o Filipe tem muito mais condição do que o rival dele hoje, o Costas, de montar estratégias para vencer ou empatar e se classificar para a final", pontua o jornalista.
Com esses prós do Flamengo, Rizek levanta uma moral da história. Segundo ele, acima de qualquer coisa do Racing, é o Fla quem tem tudo para chegar na final da Libertadores.
"A moral da história é que a gente pode falar de ambiente, de alma, de superstição, mas o ponto básico, aquilo que normalmente define classificados e eliminados, a qualidade do time, é isso que leva o Flamengo hoje a ter tudo para chegar na final da Libertadores", diz.
O comentarista prega respeito ao Racing, mas crava que no contexto atual, o Flamengo "não pode ser eliminado".
"Com todo respeito ao valente e competente Racing, o atual campeão da Sul-Americana, derrotando o Cruzeiro, o atual campeão da Recopa, derrotando o Botafogo. O Flamengo hoje, pela qualidade que tem, não pode ser eliminado", afirma André Rizek.
A análise de Rizek, claramente passa pelo elenco do Flamengo. Tanto que ele diz que pelo nível de investimento, a exigência precisa ser a maior possível. Até por isso, o Rubro-Negro se vê "obrigado" a chegar na decisão.
"E isso aqui não é arrogância. Sei que a torcida do Flamengo pensa assim e eu concordo com ela. São fatos. A exigência tem que ser a altura do elenco que foi montado na Gávea esse ano. E o mínimo que se espera desse elenco é disputar o título. É chegar na final da Libertadores", avaliou Rizek.
O Flamengo entra em campo nesta quarta-feira (29) para definir seu futuro na competição. O Rubro-Negro encara o Racing, em Avellaneda, às 21h30 (horário de Brasília). No duelo de ida, disputado no Maracanã, a equipe comandada por Filipe Luís venceu os argentinos por 1 a 0.









































