Zerozero
·15 September 2025
Frederico Varandas: «O Sporting reconquistou o prestígio e a imagem internacional»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·15 September 2025
Frederico Varandas concedeu uma entrevista à Kicker, portal desportivo alemão, onde abordou a mudança de paradigma do Sporting desde que assumiu a liderança do clube. O dirigente leonino falou, ainda, sobre a possibilidade de um regresso de Cristiano Ronaldo no futuro.
«Quando tomámos posse o Clube estava no pior momento da sua história. Não vencia o campeonato há 17 anos, por causa do ataque à academia (maio 2018) os nossos melhores jogadores tinham rescindido e não tínhamos sequer dinheiro suficiente para pagar os impostos no final do ano. Foi preciso começar do zero. Hoje reconquistámos o prestígio e a imagem internacional, mas queremos consolidar essa imagem de líder do futebol português», referiu.
Questionado sobre as medidas para cimentação do respetivo projeto, o presidente do emblema de Alvalade foi perentório: «Além da participação na Liga dos Campeões, isso inclui o reforço de uma das imagens de marca do Sporting CP em todo o mundo: a formação de talento. Somos reconhecidamente um dos melhores clubes formadores de jogadores do mundo há mais de 40 anos. Somos o único clube no mundo que formou 2 bolas de ouro – Figo e Cristiano Ronaldo», enalteceu, antes de destacar o grande motivo que o levou a assumir o leme.
«Com a Taça de Portugal, Supertaça e Taça da Liga são nove títulos. Foi precisamente essa ambição que me levou a querer dirigir o clube. Prometi a mim mesmo que as gerações mais jovens não deveriam passar pelo que a minha geração passou. Por isso compreendemos essa perceção externa do Sporting. É factual. Mas também é um facto que conseguimos inverter essa perceção. Hoje, o Sporting é líder em Portugal. Não tenho dúvidas de que a perceção de 'terceiro grande' pertence ao passado», proferiu.
Viktor Gyökeres acabou por sair da turma lisboeta no último defeso, tendo sido segurado por mais do que uma época. Varandas enfatizou a nova abordagem desportiva de retenção de talento: «Os jogadores sabem que, ao virem para o Sporting, encontram um clube que oferece não só condições de crescimento desportivo, mas também estabilidade financeira. Somos menos dependentes das vendas.»
Sobre um eventual regresso de CR7, o entrevistado referiu que o cenário é bastante improvável: «Cristiano Ronaldo já disse publicamente que não quer voltar a jogar futebol em Portugal. Cristiano é um símbolo de excelência e trabalho árduo, representando o espírito do nosso Clube. Acredito que Ronaldo não só abre portas em termos de visibilidade, mas também reforça a nossa identidade e a nossa marca no cenário internacional. Fará sempre parte da história do Sporting CP. Será sempre uma referência e um embaixador do clube.»