Clube Atlético Mineiro
·23 Juni 2026
Galo inicia recondicionamento para o segundo semestre

In partnership with
Yahoo sportsClube Atlético Mineiro
·23 Juni 2026

A reapresentação do elenco atleticano na Cidade do Galo marcou o início de um período estratégico para a sequência da temporada. Com cerca de quatro semanas de preparação até o retorno das competições oficiais, o Atlético aproveita a intertemporada para recuperar os atletas, recondicionar fisicamente o grupo e intensificar os trabalhos voltados aos desafios do segundo semestre.
Após uma primeira metade do ano marcada por uma sequência intensa de partidas, o período sem jogos se torna fundamental para reorganizar a preparação física dos atletas e planejar os próximos passos da equipe.
“O calendário foi muito condensado em função da parada para a Copa do Mundo. Tivemos uma sequência muito grande de jogos, atuando praticamente duas vezes por semana. Já disputamos 37 partidas nesta temporada, algo que alguns clubes europeus realizam ao longo de uma temporada inteira”, destaca o coordenador de Fisiologia do Clube, Roberto Chiari.
Segundo ele, o desgaste acumulado ao longo dos últimos meses tornou indispensável o período de descanso concedido aos jogadores.

“Os atletas chegam ao final desse ciclo bastante desgastados. Eles realmente precisavam desse período de recuperação. É natural que retornem agora um pouco descondicionados, e isso já estava dentro do que esperávamos. O descanso também faz parte do processo de preparação para a sequência da temporada”, comenta.

Os primeiros dias de atividades são dedicados a uma ampla bateria de avaliações físicas e funcionais. Os testes repetem protocolos realizados na pré-temporada e permitem que o Departamento de Performance compare os indicadores atuais com os registrados no início do ano.
“Estamos repetindo a mesma bateria de avaliações realizada no começo da temporada. Assim, conseguimos comparar os dados, entender como estão os níveis de força e condicionamento físico dos atletas e, a partir dessas informações, planejar de forma adequada as cargas de treinamento para este período”, afirma Chiari.
O preparador físico Ricardo Seguins observa que as avaliações são fundamentais para direcionar o trabalho que será desenvolvido ao longo das próximas semanas.
“O segredo de uma boa prescrição está em realizar uma boa avaliação. Quando conseguimos identificar as individualidades de cada atleta, seja em relação à força, mobilidade, equilíbrio ou resistência, temos condições de construir um planejamento mais eficiente para cada um deles”, avalia.
A estratégia adotada pelo Departamento de Performance prevê a divisão dos atletas entre atividades de campo e avaliações físicas durante os primeiros dias da intertemporada, permitindo a coleta de informações que servirão de base para a programação dos treinamentos.

“O segredo de trabalhar em coletividade hoje é olhar para a individualidade. Cada atleta responde de uma maneira diferente ao mesmo estímulo. Por isso, precisamos entender o momento de cada jogador para definir a melhor estratégia de treinamento”, completa Seguins.

Além do recondicionamento do elenco, a intertemporada também representa uma oportunidade importante para atletas que passaram por processos de recuperação física ao longo da temporada. Por isso, nem todos os jogadores seguirão exatamente a mesma programação durante este período.
“Existem atletas que ainda estão em etapas distintas de recuperação e transição. Alguns nem realizarão todas as avaliações neste primeiro momento porque ainda precisam cumprir determinadas fases do processo junto ao departamento médico e à preparação física. Por isso, individualizamos toda a programação de treinamento”, detalha Chiari.
A integração entre fisiologia, preparação física e departamento médico permite que cada atleta receba estímulos adequados à sua condição atual, favorecendo tanto a recuperação quanto o ganho de desempenho para a sequência da temporada.

A intertemporada também oferece uma oportunidade importante para aprofundar a integração entre a preparação física e a comissão técnica comandada por Eduardo Domínguez.
Segundo Ricardo Seguins, o trabalho desenvolvido no dia a dia é construído de forma conjunta, alinhando as necessidades físicas dos atletas aos conteúdos técnicos e táticos planejados pela comissão.
“Todo o trabalho é sincronizado. A preparação física fornece as orientações relacionadas às cargas e aos estímulos do dia, enquanto a comissão técnica desenvolve o conteúdo técnico e tático das atividades. Existe uma troca constante de informações e isso fortalece todo o processo”, diz.
O preparador físico ressaltou ainda a sintonia entre as metodologias adotadas e destacou o nível de detalhamento utilizado no controle das cargas de treinamento.
“A comissão técnica tem um controle muito detalhado das métricas de campo e dos trabalhos de força. Existe uma participação muito grande de todos os profissionais envolvidos no processo, o que gera engajamento e contribui para o desenvolvimento do trabalho”, completa.

Para a realização desse acompanhamento, o Galo conta com uma estrutura moderna e recursos tecnológicos voltados ao monitoramento e desenvolvimento dos atletas.
“O Atlético sempre esteve na vanguarda da utilização de tecnologia no treinamento. Foi um dos primeiros clubes do país a trabalhar com sistemas de monitoramento por GPS e segue investindo constantemente em infraestrutura”, elogia Chiari.
O coordenador de Fisiologia também ressaltou os recentes investimentos realizados pelo Clube, incluindo a modernização da academia da Cidade do Galo e a atualização constante dos equipamentos utilizados pelas equipes de saúde e performance.

“Hoje contamos com uma fisioterapia extremamente bem equipada, uma academia recém-inaugurada com aparelhos modernos e diversos recursos para monitoramento e controle das cargas de treinamento. Temos à disposição tudo o que há de mais atualizado para desenvolver o nosso trabalho da melhor forma possível”, conclui.
Com o suporte da estrutura da Cidade do Galo e o acompanhamento integrado das equipes de fisiologia, preparação física e departamento médico, o período de intertemporada será fundamental para preparar o elenco atleticano para os desafios do segundo semestre, que incluem as disputas do Campeonato Brasileiro, da Copa Sul-Americana e da Copa do Brasil.
LEIA TAMBÉM:
Siga o Galo na redes sociais: @atletico







































