
Central do Timão
·18 September 2025
Ídolo do Corinthians, Renato Augusto anuncia aposentadoria como jogador de futebol

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·18 September 2025
Na manhã desta quinta-feira, 18 de setembro, o meia e craque Renato Augusto anunciou de forma oficial a aposentadoria como jogador de futebol. Aos 37 anos, ele estava sem clube há quatro meses desde que rescindiu o contrato com o Fluminense e chegou ao anúncio nesta semana.
“Chegou o momento mesmo de dar um adeus. Ou até um até breve para o futebol. É o momento de virar para o outro lado da vida, dar uma atenção maior para os filhos, voltar a ser pai “full time”, voltar a ser marido “full time”. Chegou o momento de pendurar as chuteiras“, disse o agora ex-jogador ao GE.
Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Lembrado por sua técnica e maestria dentro de campo, Renato Augusto revelou que recebeu sondagens para iniciar a carreira como parte de comissões técnica ou como diretor – caminho seguido por Paulinho, seu ex-companheiro. Contudo, neste início de aposentadoria, o foco é a vida particular.
“Hoje eu penso em estar perto das coisas que eu quero fazer, por exemplo, conhecer como é o outro lado do clube. Porque a gente enxerga só de dentro do campo. A gente vê o futebol de dentro para fora. O que eu quero ver agora é de fora pra dentro. Eu quero ver como funciona, como que prepara. Começar com outros treinadores, participar, de repente, de fazer estágios ou alguma coisa. Participar com diretores. Eu quero agora aprender. Ver o outro lado do futebol que eu ainda não vivi!”, comentou o jogador.
Renato passou por poucos clubes na carreira, começando sua trajetória no Flamengo, time que era torcedor na infância. Ele teve passagem ainda jovem pelo Bayer Leverkusen, até ser contratado pelo Corinthians, onde teve a maior identificação com um clube em sua história.
No Time do Povo, o eterno camisa 8 foi campeão do Paulistão, da Recopa Sul-Americana e do Brasileirão, em 2015, quando foi craque do campeonato. Dentro de campo foram 243 jogos, 43 assistências e 30 gols marcados, contando também a segunda passagem, que durou entre 2021 e 2023.
Seu último clube foi o Fluminense, como citado. Enquanto atuava pelo clube das Laranjeiras, um momento com o Corinthians ficou marcado: em um confronto entre as duas equipes, ele entrou em campo e foi aplaudido pela Fiel Torcida, na Neo Química Arena. Desde então, não houve mais encontros.
Veja mais:
Viva a história e a tradição corinthiana no Parque São Jorge. Clique AQUI e garanta sua vaga!
Sexta e sábado: 10h15 | 12h | 14h45Domingo: 9h20 | 11h | 13h50