Ídolo do São Paulo, Ronaldão se declara ao Flamengo: 'Marcou minha vida' | OneFootball

Ídolo do São Paulo, Ronaldão se declara ao Flamengo: 'Marcou minha vida' | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·5 September 2025

Ídolo do São Paulo, Ronaldão se declara ao Flamengo: 'Marcou minha vida'

Gambar artikel:Ídolo do São Paulo, Ronaldão se declara ao Flamengo: 'Marcou minha vida'

O ex-zagueiro Ronaldão, eternizado na história do São Paulo e campeão do mundo com a Seleção Brasileira em 1994, abriu o coração para expressar o enorme carinho e satisfação que sentiu ao vestir a camisa do Flamengo. Apesar da forte identificação com o Tricolor Paulista, o defensor não poupou elogios ao período em que atuou no Mais Querido.

"Foi um dos maiores prazeres da minha carreira ter jogado no Flamengo", afirmou o ex-jogador em participação no podcast "Boteco do Chula", apresentado pelo também ex-Flamengo, Aloísio Chulapa.


Video OneFootball


Em sua fala, ele destacou a força da equipe e a atmosfera única proporcionada pela torcida rubro-negra.

"Você jogar no Flamengo, com aquela torcida ali... com Romário, com a galera toda, aquele Mengão realmente é um time que cativa, que marca a vida de qualquer atleta. Passamos grandes momentos ali, viajava o Brasil inteiro, realmente era uma coisa fantástica", completou Ronaldão.

Passagem curta pelo Flamengo

Ronaldo Rodrigues de Jesus, o Ronaldão, desembarcou na Gávea em 1996. Antes do Mengão, teve uma carreira de destaque no São Paulo, onde conquistou múltiplos títulos, incluindo dois Mundiais, e uma passagem pelo futebol japonês no Shimizu S-Pulse.

Sua chegada aconteceu em um momento de reconstrução para o Flamengo. O clube vinha de um frustrante ano de seu centenário em 1995, quando, apesar de grandes investimentos como a contratação de Romário, não levantou troféus.

A chegada do zagueiro, no entanto, mudou o cenário. Com Ronaldão como um dos pilares da defesa, o Flamengo engrenou e teve uma temporada de sucesso. O time conquistou a Taça Guanabara e a Taça Rio, sagrando-se Campeão Carioca daquele ano de forma invicta, sem a necessidade de disputar as finais.

No segundo semestre, a defesa rubro-negra foi reforçada com a chegada de Júnior Baiano. A dupla de zaga se consolidou e liderou o time a mais uma conquista. A Copa Ouro da Conmebol, disputada em Manaus. O título veio com vitórias sobre o Rosário Centra-ARG e o próprio São Paulo na decisão.

Apesar do bom desempenho nos torneios de mata-mata, a equipe não conseguiu manter a mesma consistência no Brasileirão. O Rubro-Negro terminou a competição em uma modesta 13ª posição. Ao final da temporada de 1996, a passagem de Ronaldão pelo Flamengo chegou ao fim.

O zagueiro se transferiu para o Santos, deixando para trás um ano de conquistas e uma marca de respeito e carinho na memória do torcedor, sentimento que, como demonstrado em suas palavras, é totalmente recíproco.

Lihat jejak penerbit