Leonino
·7 April 2026
Implementação do VAR mudou Liga portuguesa: "Sporting era atropelado pelas arbitragens"

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·7 April 2026

A presença do Sporting nos quartos de final da Liga dos Campeões na temporada de 1982/83, na qual foram eliminados pela Real Sociedad (agregado de 2-1), foi, durante 43 anos, o ponto alto das prestações do Sporting na principal prova de clubes da UEFA, contrastando com as caminhadas europeias de Benfica e Porto. Virgílio acredita que o VAR foi peça fundamental para igualar o poderio entre as três equipas - Algo também defendido por Paulo Bento .
"Lembro-me, aqui há uns anos, do Sporting batalhar pelo VAR e o Benfica e o Porto rirem-se porque era impossível. Todos os anos o Sporting era absolutamente atropelado pelas arbitragens, era uma dor de alma ver. Com o VAR é diferente", afirmou, em entrevista ao jornal Record.
O antigo defesa do Sporting realça a restruturação feita por Frederico Varandas no Clube. "Quando conseguiu (reorganizar-se), mesmo com grandes convulsões pelo meio, como todos sabem, o Sporting acabou por voltar ao lugar que tinha sido seu, a disputar o campeonato todos os anos", disse.
Quanto a prognósticos para a eliminatória frente ao Arsenal, Virgílio mostra-se otimista: "Há muitos anos, no princípio da minha carreira, houve um treinador que me disse que a vontade de ganhar tem de ser maior que o medo de perder. Se o Sporting pensar assim, e tem pensado nos últimos tempos, pode perfeitamente ganhar o jogo e a eliminatória", concluiu.
O Sporting volta a entrar em campo esta terça-feira, dia 7 de abril, frente ao Arsenal. O encontro, a contar para a primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, diante da formação inglesa, jogar-se-á às 20h00, no Estádio José Alvalade.









































