Zerozero
·6 September 2025
Inglaterra mantém registo perfeito com vitória sobre Andorra

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·6 September 2025
A Inglaterra conseguiu manter a série e chegar às quatro vitórias em quatro jogos na qualificação para o Mundial, com um triunfo por 2-0 sobre Andorra no Villa Park, embora mais uma vez tenha sido necessário paciência para ultrapassar a resistência obstinada.
O autogolo de Christian Garcia na primeira parte deu a equipa de Thomas Tuchel a vantagem necessária, antes de Declan Rice acrescentar o segundo com um cabeceamento a meio da segunda parte, reforçando a liderança da Inglaterra no Grupo K.
A noite seguiu um padrão familiar, ao enfrentar um dos pequenos da Europa: posse de bola quase total para a Inglaterra, com Andorra a colocar muitos jogadores atrás da bola. Apesar do seu domínio, os anfitriões tiveram dificuldades em criar oportunidades claras no início, com Noni Madueke e Eberechi Eze a verem os seus remates bloqueados.
O primeiro golo surgiu aos 25 minutos, embora com uma dose de sorte. O cruzamento de Madueke da direita encontrou não uma camisola branca, mas o central Garcia, cuja tentativa de alívio acabou por sobrevoar o seu próprio guarda-redes Iker Álvarez.
Os visitantes conseguiram criar uma meia oportunidade por Cucu, que rematou ao lado de longe, mas passaram longos períodos confinados ao seu próprio terço do campo.
Tuchel deu a primeira oportunidade a Elliot Anderson, médio do Nottingham Forest, e logo após o reinício, o estreante pensou ter marcado na ocasião, só para Álvarez fazer uma defesa espetacular e desviar o seu remate.
Momentos depois, Eze e Marcus Rashford estiveram perto de marcar, o primeiro novamente negado por Álvarez e o segundo a rematar por cima a curta distância.
O momento decisivo chegou aos 67 minutos. Reece James fez um cruzamento tentador da direita. Rice saltou mais alto na trave distante para cabecear para dentro da baliza, dando finalmente algum espaço de respiração aos anfitriões.
Tuchel fez várias substituições pouco depois, dando minutos a Anthony Gordon, Morgan Rogers, Tino Livramento e Ezri Konsa, enquanto Andorra reorganizava o seu esquema numa tentativa de conter esse avanço. Morgan Gibbs-White esteve perto de adicionar um terceiro golo perto do final, mas foi novamente negado por Álvarez, que manteve o resultado respeitável.
A vitória deixa a Inglaterra cinco pontos à frente no topo do Grupo K com quatro vitórias em quatro jogos sob o comando de Tuchel. O segundo classificado é a Sérvia, que este sábado bateu a Letónia por 0-1 com golo de Vlahovic e que será o próximo adversário dos ingleses.