Leonino
·3 November 2025
Jogador do Vitória foi expulso contra o Benfica, mas especialista diz: "Era só amarelo"

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·3 November 2025

Iturralde González, ex juiz internacional, não vê motivos para a exibição do cartão vermelho direto mostrado a Fabio Blanco, jogador do Vitória de Guimarães, que foi expulso na partida frente ao Benfica, à passagem dos 56 minutos do encontro que terminou com vitória das águias.
I. González: "Para mim é amarelo"
“É verdade que Fabio Blanco entra com a perna muito alta, com a sola, mas raspa. Não há um contacto em que se veja que a sola toca joelho, que vai com a perna forte, esticada e com todos os pitões a bater no joelho de Barreiro. Apenas vai buscar a bola e o que faz é raspar com os pitões. Para mim é amarelo", referiu ao jornal Record.
O especialista justifica a sua decisão: "Não há uso excessivo da força ou conduta violenta. Não tem impacto total dos pitões com o joelho. Atinge-o e deixa a perna. A perna de Blanco sobe e desce, mas em nenhum momento bate com todos os pitões no joelho. É uma jogada imprudente, muito aparatosa e espetacular, mas não é para vermelho. A chave é que não golpeia no joelho ou na coxa com os pitões, mas raspa”, explicou.
I. González: "Não é penálti. É uma jogada em que Marezi quer tirar algo que não há”
Relativamente ao Sporting - Alverca (2-0), Iturralde analisou dois lance na área leonina e diz que, em ambas, não há qualquer motivo para grande penalidade. “Aos 52', é uma jogada mais apertada, mais cinzenta, mas não vejo penálti. Há contacto, Diomande mete o corpo e Marezi, quando nota o contacto, deixa-se cair. Fica agarrado à perna e nem há toque na perna. É das jogadas que os atacantes fazem muito, atirar-se... Para ser penálti, como costumo dizer, indo a uma loja, de 1 a 10, tens de comprá-lo por 9 ou 10. Por quanto se compra este penálti? Nem sequer por 5, por isso não é penálti. É uma jogada em que Marezi quer tirar algo que não há”.
Sobre o lance aos 90+3, também não vê motivos para assinalar falta do central leonino: “Vejo uma ação de futebol. Os dois vão a disputar a bola e a agarraram-se. É verdade que há um ligeiro toque de Diomande em Tiago Leite, mas vejo isto como uma situação de futebol, não como uma pancada ou uma falta normal. É um contacto normal de futebol, de ganhar posição e de ambos tentarem jogar a bola. Para mim não há nada, é uma disputa de bola”, terminou.









































