Jornalistas batem boca por causa de petição do Flamengo na ONU; veja vídeo | OneFootball

Jornalistas batem boca por causa de petição do Flamengo na ONU; veja vídeo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Coluna do Fla

Coluna do Fla

·10 September 2025

Jornalistas batem boca por causa de petição do Flamengo na ONU; veja vídeo

Gambar artikel:Jornalistas batem boca por causa de petição do Flamengo na ONU; veja vídeo

Osvaldo Pascoal e André Plihal discordaram sobre ação do Flamengo


O principal assunto no futebol brasileiro durante a pausa na Data FIFA foi a campanha do Flamengo para se tornar uma Nação reconhecida pela ONU. Logo, nos programas esportivos dos canais de televisão, o tema fez o clima esquentar. Na ESPN, os jornalistas Osvaldo Pascoal e André Plihal tiveram opiniões distintas sobre o movimento criado pelo clube, afinal.

COMO FOI O DEBATE DOS JORNALISTAS?

Osvaldo Pascoal: “Parabéns para o Flamengo, de novo. O Flamengo arrumou uma sacada de marketing espetacular. O Flamengo não está pensando em soberania”.


Video OneFootball


André Plihal: “Ô! Ser considerado pela ONU uma Nação. Ah, não é?”.

OP: “Uma Nação que não tem espaço geográfico, mas tem um sentimento por um clube. São mais de 45 milhões de pessoas”.

AP: “Não tem uma pitada de soberba aí não? Tem muitos outros clubes com milhões de torcedores”.

OP: “As pesquisas dizem qual é o time com a maior torcida do Brasil. Qual é o time? Qual é o número base? A sacada do marketing é transformar essa Nação de maneira efetiva em um reconhecimento da ONU. Eu não sei se a ONU vai fazer esse reconhecimento. Acho até muito difícil, pois não há um espaço geográfico”.

AP: “Você não acha uma ação pretensiosa, não?”.

OP: “Não há pretensão nisso. O Flamengo é uma Nação, meu senhor. Todo mundo diz que a torcida do Flamengo é uma Nação. Primeiro, isso é uma jogada de marketing. Segundo, o Flamengo tem 45 milhões de pessoas que se harmonizam com o símbolo do clube, que adoram o time dentro de campo, que cantam o hino e as músicas, e são uma Nação”.

QUEM MAIS ESTAVA NO PROGRAMA?

Além de Osvaldo Pascoal e André Plihal, também estavam no programa Zé Elias e Zinho. O ex-Corithians também foi contra a ação do Flamengo e chegou a dizer “se a moda pega…”. Por outro lado, o ex-Mengão apoiou o movimento e fez questão de repetir durante a discussão que o Mais Querido tem 45 milhões de torcedores.

O QUE O FLAMENGO FEZ?

Em resumo, na terça-feira (09), com um ‘pronunciamento oficial’ de Zico, o Flamengo lançou uma petição para arrecadar assinaturas de torcedores para dar entrada junto à ONU para reconhecimento como ‘Nação simbólica’. Desse modo, em menos de 7h de campanha, o Rubro-Negro alcançou 100 mil assinaturas. Por fim, no início da noite desta quarta (10), o número se aproxima de 400 mil.

Assim sendo, o torcedor que ainda não assinou está convocado para participar através do site https://peticao.flamengo.com.br/. Além de Zico, Adriano Imperador e Leandro já gravaram vídeos chamando a Nação para fazer história no movimento de exaltação à Maior do Mundo.

Lihat jejak penerbit