José Neto: mais uma pérola <i>made in Seixal</i> e o «melhor em campo» na Luz | OneFootball

José Neto: mais uma pérola <i>made in Seixal</i> e o «melhor em campo» na Luz | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·22 Februari 2026

José Neto: mais uma pérola <i>made in Seixal</i> e o «melhor em campo» na Luz

Gambar artikel:José Neto: mais uma pérola <i>made in Seixal</i> e o «melhor em campo» na Luz

Uma volta inteira depois, José Mourinho voltou a defrontar a equipa com que mediu forças no seu primeiro jogo no regresso às águias: o AFS. Depois de o primeiro embate entre encarnados e avenses ter terminado com uma vitória do Benfica por 0-3, o reencontro entre as formações acabou com um resultado idêntico (3-0).

A realidade é que o triunfo deste sábado teve vários destaques: o regresso de Alexander Bah à competição e à titularidade - tendo, inclusive, marcado o primeiro golo do encontro -, o regresso do duplo pivot constituído por Enzo Barrenechea e Richard Ríos e o primeiro golo de Rafa Silva desde que voltou ao futebol português. Todos estes acontecimentos são pontos importantes na vitória, porém não constituem o maior destaque.


Video OneFootball


José Neto, lateral de apenas 17 anos, foi a grande novidade no onze lançado para o confronto contra o AFS e fez a sua estreia a titular pela equipa principal do Benfica. Não é propriamente uma novidade no escalão principal do emblema lisboeta, mas confirmou que é mais uma opção para ajudar o Benfica nestes últimos meses da temporada, depois de assinar 90 minutos de grande qualidade.

Mas, afinal, quem é este jovem que se destacou num dos maiores palcos do futebol português e foi fortemente elogiado pelo Special One?

Um campeão do Mundo formado no Seixal

Por muito que só tenha começado a ganhar maior mediatismo na presente temporada, José Pedro Formoso Neto não é propriamente uma novidade para os mais conhecedores do que corre no universo benfiquista. O lateral esquerdo chegou ao emblema da capital portuguesa em 2017, vindo do Aljustrelense, clube da terra onde nasceu, sendo que nunca mais vestiu outra cor que não o vermelho desde então.

Os minutos e a experiência que foi somando nos escalões de formação do Benfica mereceram a atenção de vários técnicos da FPF, ao ponto de o português se ter estreado com a camisola das quinas na seleção de sub-16, sob o comando de Bino Maçães.

Esta parceria revelou-se bastante benéfica, já que José Neto acabou por integrar o conjunto liderado pelo técnico que venceu o Europeu de sub-17 em 2025, competição na qual o canhoto realizou quatro partidas. Mas a colaboração não se ficou por aí.

O jovem luso voltou a representar a seleção de sub-17, agora no Campeonato do Mundo de 2025. Desta vez, José Neto contribuiu com quatro golos e duas assistências em oito jogos, sendo um dos pilares da histórica conquista de Portugal.

As importantes contribuições ao serviço das camadas jovens da seleção levaram a que, ainda antes de atingir a maioridade, o atleta natural do Alentejo começasse a jogar não só nos juniores do Benfica, como também na equipa B, nos sub-23 e, eventualmente, na equipa A. José Mourinho lançou o pupilo formado no Seixal pela primeira vez a 10 de dezembro de 2025, na vitória sobre o Napoli (2-0), num jogo da fase de liga da Champions League. 

Na presente temporada, José Neto soma um golo e quatro assistências em 21 jogos pelas equipas secundárias das águias. Depois da estreia absoluta - logo na prova milionária - voltou a somar cerca de cinco minutos na vitória sobre o Moreirense (0-4), sendo que a primeira titularidade ficou reservada para 2026.

«O José Neto foi de longe o melhor em campo»

Neste sábado, José Neto não só fez a sua estreia como titular na equipa principal do Benfica, como também completou os seus primeiros 90 minutos. Ao longo das duas partes, o lateral foi um dos melhores elementos da equipa.

Ofensivamente, demonstrou já possuir um grande arsenal de movimentos técnicos e uma tomada de decisão bastante acertada. No momento defensivo, confirmou a maturidade dos seus 17 anos, não comprometendo em qualquer instante a defensiva encarnada.

Não marcou nem assistiu, porém foi pelo corredor esquerdo, onde atuou, que o Benfica mais criou e feriu o AFS. A exibição do jogador made in Seixal não passou despercebida a José Mourinho, que deixou elogios no final do encontro.

«Não deixo passar ao lado, não só o nosso trabalho como o de todas as mãos dos treinadores por onde eles passaram, inclusive na FPF. Não consigo deixar passar em branco. Se eu estivesse na bancada e não conhecesse os jogadores, não acreditaria que o nosso lateral-esquerdo [José Neto] tem 17 anos», afirmou o Special One na conferência de imprensa.

«Depois, um jogo absolutamente extraordinário de um miúdo de 17 anos… Teve bastante maturidade, tranquilidade e segurança… Contra o jogador mais rápido e perigoso do AFS na primeira parte e, na segunda, contra um jogador fresco que entrou. O Zé Neto foi de longe o melhor em campo», confessou aos microfones da BTV.

«Quisemos que o Zé [Neto] fosse dando estabilidade e depois começasse a projetar-se. Começou a projetar-se mais cedo do que tínhamos pedido. Desenvolvemos muito jogo por aquele lado; foi por ali que resolvemos os problemas contra uma equipa que se compacta muito bem», acrescentou.

Além dos rasgados elogios ao jovem lateral, José Mourinho também falou sobre os outros elementos do Benfica da sua geração, igualmente campeões europeus e mundiais por Portugal, Daniel Banjaqui e Anísio Cabral, afirmando que os encarnados são o único clube «que mete a jogar a geração de campeões do Mundo de sub-17».

Daniel Banjaqui e Anísio Cabral já tiveram a oportunidade de brilhar no Estádio do Sport Lisboa e Benfica, porém, com esta performance frente ao AFS, José Neto demonstra que é mais um para ajudar, juntando-se a um lote que vai aumentando à medida que o tempo passa.

Resta agora saber se José Neto será capaz de escalar na hierarquia benfiquista e ultrapassar elementos mais experientes do plantel. Tudo indica que essa possibilidade é forte; no entanto, só o futuro dirá o que está reservado para o atual número 62 do Benfica.

Lihat jejak penerbit