Kiwior confirma estatuto no FC Porto: patrão na defesa e solução para a esquerda | OneFootball

Kiwior confirma estatuto no FC Porto: patrão na defesa e solução para a esquerda | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·31 Oktober 2025

Kiwior confirma estatuto no FC Porto: patrão na defesa e solução para a esquerda

Gambar artikel:Kiwior confirma estatuto no FC Porto: patrão na defesa e solução para a esquerda

Depois de oito encontros ao serviço do FC Porto, é praticamente consensual que a SAD liderada por André Villas-Boas fez bem ao garantir, por empréstimo com opção de compra, o defesa-central polaco ao Arsenal. Com experiência na Premier League e na Liga dos Campeões, o número 4 dos azuis e brancos impôs-se rapidamente como uma presença indiscutível no eixo defensivo, ao lado do compatriota Bednarek, formando uma dupla que tem dado sinais muito positivos de solidez.

Apesar das boas indicações no capítulo do passe, o jogador de 25 anos ainda não tinha mostrado em Portugal uma das suas qualidades mais reconhecidas: a capacidade de assumir a bola e gerar desequilíbrios desde trás. Nesse aspeto, a partida de segunda-feira frente ao Moreirense veio tranquilizar o universo portista.


Video OneFootball


Seguro na posse, Kiwior foi quem mais passes certos efetuou na vitória sofrida em solo minhoto (2-1): 96 acertos em 107 tentativas. Porém, o dado mais saliente surgiu na ocupação do último terço: entre os 30 jogadores em campo, nenhum colocou mais bolas com precisão nessa zona do que o central – 17 em 24 tentativas, uma taxa de sucesso de 71%. Números notáveis para um defesa que, já perto dos 90 minutos, subiu à área num canto para cabecear e assistir Deniz Gul no lance da reviravolta portista.

Numa fase em que os adversários começam a ler melhor o modelo de jogo de Francesco Farioli, Kiwior revela-se uma solução valiosa para apresentar alternativas, inclusive através de um jogo mais directo. O central acertou quatro dos nove passes longos que tentou, outra qualidade útil frente a equipas que complicam a saída em ataque organizado. E acrescenta-se a polivalência que o jogador oferece…

Além da posição de central, Kiwior já actuou várias vezes como lateral-esquerdo no Arsenal e na selecção da Polónia. Não surpreendeu, por isso, que ocupasse essa posição a partir dos 73′ em Moreira de Cónegos, quando Francisco Moura deu lugar a Prpic.

Nem tudo correu na perfeição quando se deslocou para zonas mais laterais, mas Farioli assumiu rapidamente que conta com Jakub para essa função, caso seja necessário. «Pode perfeitamente cobrir aquela posição. O que esperamos dos defesas é qualidade e fisicalidade», afirmou o treinador do FC Porto após o apito final.

Do ponto de vista defensivo, Kiwior cumpriu com distinção: venceu quatro dos cinco duelos que travou ao longo do encontro e mostrou segurança nas tentativas de desarme. Mantendo este nível e intensificando a sua participação no jogo ofensivo, há sinais claros de que o investimento previsto para o final da época – 17 milhões de euros, mais €5 M em variáveis – será plenamente justificado.

Lihat jejak penerbit