Zerozero
·8 Oktober 2025
Kiwior e a saída do Arsenal: «Não acho que tenha dado um passo atrás»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·8 Oktober 2025
Em entrevista ao canal polaco TVP Sport, o defesa central do FC Porto, Jakub Kiwior, abordou a saída do Arsenal, a mudança da Premier League para a Liga Portugal e a parceria com Jan Bednarek.
«Não acho que tenha dado um passo atrás. O FC Porto tem muito em comum com o Arsenal - são grandes clubes, com grandes aspirações, adeptos fantásticos, estádios e história. Não foi difícil dizer adeus a Londres, tendo em conta quais eram as perspetivas desportivas», afirmou o jogador de 25 anos.
«A certa altura, contactavam-me todos os dias. Lutaram com todas as suas forças, vi que se importavam. Não desistiram e não desanimaram, apesar das muitas recusas do Arsenal. Perseguiram o seu objetivo e conseguiram-no. Vi que não desistiam, por isso achei que valia a pena ir por esse caminho. Tive muitas propostas, mas a certa altura apostei no FC Porto», referiu, sobre os dirigentes dos dragões.
Em relação à saída do clube londrino, declarou o seguinte: «Fui eu que convenci o Arteta. Simplesmente fui falar com ele e expliquei-lhe como via toda a situação. Ele percebeu as minhas aspirações e o meu desejo de jogar, e acabou por me agradecer pela forma como me comportei, tanto como pessoa como jogador, durante todo o tempo que trabalhámos juntos. Aceitou os meus argumentos, falou com o diretor desportivo e, a partir daí, as coisas aconteceram rapidamente. Valorizou o facto de nunca ter ficado desiludido comigo.»
Kiwior analisou também a parceria com Bednarek no FC Porto e na seleção, admitindo uma sintonia especial.
«Há algo disso, sim. Especialmente nos jogos do campeonato português, onde podia fechar os olhos e saber onde está o Janek quando temos a bola. Na seleção é um pouco diferente, mas não há grandes diferenças. Um defesa deve defender e ser capaz de adaptar-se às exigências do treinador. A química que se cria no clube pode, em certas situações, ser transferida para os esquemas da seleção», acrescentou, antes de comparar os dois campeonatos.
«A Premier League é a melhor liga do mundo e, lá, todas as semanas temos de competir contra os melhores jogadores em estádios bonitos. Na Liga portuguesa, a competição é diferente e alguns estádios não são tão impressionantes como em Inglaterra. Por isso, agora, antes de alguns jogos, tens de estar preparado e motivado, é mais difícil mobilizares-te. A atmosfera nos jogos também é um pouco diferente», concluiu.
Nesta temporada, Kiwior soma cinco partidas pelo emblema portista.
Langsung