Zerozero
·18 Desember 2025
Leão sobrevive ao ciclone

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·18 Desember 2025

Depois da vitória leonina sobre os insulares (1-2) na 11ª jornada da Liga Portugal Betclic - bastante polémica, diga-se de passagem, devido ao segundo golo dos visitantes -, quis o destino que os leões regressassem a São Miguel. Num encontro marcado por vários momentos de inspiração e também de demérito de parte a parte, o Sporting voltou a vencer o Santa Clara, desta feita por 2-3, e garantiu a passagem aos quartos de final da Taça de Portugal, num jogo novamente envolto em polémica. O detentor do título sobreviveu ao ciclone açoriano já ao cair do pano, carimbando a qualificação no prolongamento.
Rui Borges promoveu sete alterações no onze inicial, tal como Vasco Matos. Ambas as equipas mantiveram as suas habituais molduras táticas, mas, no Sporting, houve um apontamento pouco comum: Maxi Araújo alinhou no corredor direito, à frente de Iván Fresneda, enquanto Alisson Santos ocupou o flanco esquerdo, junto de Matheus Reis.
O Santa Clara entrou melhor na partida e deixou dois avisos. Gabriel Silva e Lucas Soares ensaiaram remates que colocaram o conjunto leonino em sentido. Apesar da entrada mais forte dos açorianos, foi o Sporting a marcar primeiro, na baliza defendida por Neneca. Iván Fresneda colocou a bola no interior da área e João Simões brilhou. O jovem médio recebeu de pé direito e, sem deixar a bola cair no chão, rodou e encheu o pé esquerdo. Um remate cheio de força e colocação que não deu hipóteses ao guardião dos insulares. Estava inaugurado o marcador aos 12 minutos.
O conjunto da casa não desanimou e voltou a criar perigo, aproveitando um erro no processo de construção dos visitantes. Gabriel Silva esteve perto de empatar, mas Eduardo Quaresma mostrou-se atento e cortou no último suspiro. A pressão açoriana manteve-se e o golo da igualdade acabou mesmo por surgir.
Depois de um grande golo inaugural, apareceu outro tento de elevada qualidade, desta vez assinado por Lucas Soares. O ala direito já tinha deixado um aviso no início do encontro, ao investir pelo corredor central e rematar de pé esquerdo. Voltou a repetir a receita, mas, desta vez, deixou Matheus Reis para trás antes de aproveitar o espaço vazio e restabelecer a igualdade aos 28 minutos.
Até ao apito para o descanso, ambas as equipas procuraram chegar ao golo, mas o resultado manteve-se inalterado. 1-1 ao intervalo e vários bons momentos de futebol no Estádio de São Miguel.
O equilíbrio sentido nos minutos finais da primeira parte prolongou-se no reatar da partida, com nenhuma das equipas a conceder facilidades. Maxi Araújo conseguiu armar um remate colocado, no meio de vários adversários, e Neneca respondeu com uma grande defesa, no limite, negando o segundo golo dos leões.
Até aos 66 minutos, Vasco Matos promoveu quatro alterações no Santa Clara, enquanto, do lado visitante, Fotis Ioannidis foi a única mexida, rendendo Alisson Santos. As dinâmicas do encontro pouco se alteraram e as grandes emoções ficaram reservadas para o final. Aos 85’, Gabriel Silva protagonizou um grande momento individual: o camisola '10' recebeu à entrada da área, rodou sobre Gonçalo Inácio e armou o remate. A bola desviou em Eduardo Quaresma, alterando por completo a trajetória e traindo João Virgínia. A euforia fez-se sentir nas bancadas.
Aos 89 minutos, Paulo Victor teve uma atitude antidesportiva sobre Fresneda - no entender do juiz do encontro - e acabou expulso, numa altura em que tudo apontava para uma vitória dos bravos açorianos. Ainda assim, muito havia de acontecer até ao apito final. Livre lateral a favor do Sporting.
Na sequência da bola parada, Hjulmand caiu no interior da área e o VAR chamou João Pinheiro à atenção. Após uma longa espera - cerca de 12 minutos - e depois de consultar as imagens no monitor, o árbitro considerou que Tiago Duarte carregou o capitão leonino em falta e assinalou grande penalidade. Luis Suárez assumiu a responsabilidade e não falhou: bola para um lado, guarda-redes para o outro. 2-2 e prolongamento confirmado.
No tempo extra, Fotis Ioannidis foi o trunfo leonino ao apontar o golo que confirmou a passagem dos leões. Trincão cruzou para o centro da área, Hjulmand desviou para zona ainda mais interior e o avançado grego, no sítio certo à hora certa, cabeceou para o fundo das redes. Estava consumada a segunda reviravolta do encontro.
A segunda parte do prolongamento teve menos ação, sobretudo em comparação com o restante jogo, e o resultado fechou com o 2-3. A equipa da casa, que atuou reduzida durante todo o prolongamento, não encontrou argumentos para contrariar a superioridade numérica dos leões.
Mais um duelo intenso e carregado de emoção entre Santa Clara e Sporting no Estádio de São Miguel. Os lances decisivos podem suscitar diferentes interpretações, mas, independentemente disso, o resultado final coloca os leões na próxima fase da prova, mantendo vivo o sonho da revalidação do título. Já os insulares, apesar de uma exibição muito positiva, ficam pelo caminho.
Fotis Ioannidis (Sporting): saltou do banco para garantir a vitória leonina. Foi o jogador que carimbou a passagem, com influência direta no resultado final. Bom jogo.
Lucas Soares (Santa Clara): marcou um grande golo e assinou uma exibição de alto nível. O brasileiro andou muito ativo no corredor direito.
Luis Suárez (Sporting): esteve apagado durante grande parte da partida, mas apareceu no momento decisivo. Não tremeu quando foi chamado a intervir e marcou o golo que levou o Sporting para o prolongamento, já ao cair do pano.
Até ao lance da grande penalidade, João Pinheiro teve uma condução de jogo globalmente razoável. Existe contacto no lance da grande penalidade, mas o choque não parece ter intensidade suficiente para ser considerado infração.

Onze do Santa Clara:
Neneca, Henrique Silva, Frederico Venâncio, Sidney Lima, Lucas Soares, Serginho, Djé Tavares, MT, Luquinhas, João Costa, Gabriel Silva

Onze do Sporting:
João Virgínia, Iván Fresneda, Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Morten Hjulmand, João Simões, Alisson Santos, Francisco Trincão, Maxi Araújo, Luis Suárez
1':

Começou a partida
3':

Santa Clara: Lucas Soares
encheu o pé do meio da rua! João Virgínia negou o tento.
5':

Santa Clara entrou melhor na partida! Dois tiros nos primeiros suspiros. A equipa da casa está a aplicar uma pressão alta e compacta. O Sporting ainda não teve muita bola, mas está a começar a descobrir espaços no terreno.
12':

GOLO Sporting! João Simões marca
João Simões marca o seu 1º golo na prova (1 jogos) João Simões marcou o seu 2º golo na equipa (31 jogos)
Fresneda cruzou para o interior da área. João Simões recebeu o esférico, virou e encheu o pé esquerdo - tudo sem deixar a bola cair no chão. O 'tiro' foi potente e colocado, para o lado esquerdo de Neneca - o guardião nada podia fazer para travar o remate.
16':

Santa Clara: Gabriel Silva
rematou no coração da área depois de um erro dos leões. Quaresma cortou a bola! É canto.
25':

O Sporting aproveitou bem a sua única ocasião perigosa para se colocar em vantagem no marcador. O Santa Clara continua ineficaz, mas está a conseguir criar no último terço. Bom jogo de futebol - exatamente o que os amantes do 'jogo bonito' querem!
28':

GOLO Santa Clara! Lucas Soares marca
Lucas Soares marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
Lucas Soares fintou Matheus Reis e investiu para o corredor central. Teve espaço e não foi de modas: armou remate do meio da rua e colocou a bola no canto inferior esquerdo - fez um grande golo com o seu 'pior' pé. Já tinha deixado um aviso no começo do jogo e agora concretizou.
31':

Sporting: Alisson Santos
rematou de longe, sendo que a bola passou a poucos centímetros da barra. Houve um desvio e há canto.
46':

O Santa Clara não desanimou e conseguiu reestabelecer a igualdade. O Sporting tentou responder, mas não conseguiu dar com o caminho da baliza açoriana pela segunda vez. Ninguém está claramente por cima no encontro. O empate não é descabido... Grande primeira parte em São Miguel.
47':

Sporting: Grande ocasião para o Sporting!
Alisson trabalhou no corredor esquerdo e cruzou. A bola bateu num jogador do Santa Clara e passou mesmo à boca da baliza.
52':

Sporting: Maxi Araújo
fez um grande remate colocado. Neneca esticou-se todo e fez uma defesa fenomenal.
63':

O equilíbrio na partida faz-se sentir.
66':

Sporting: Luis Suárez
passou por Neneca e rematou, mas a bola foi diretamente para fora.
69':

O Sporting vai trocando a bola, mas o Santa Clara não abre espaços...
78':

Sporting: Maxi Araújo
encheu o pé no miolo da área, mas a bola seguiu para fora. Fica o aviso!
85':

GOLO Santa Clara! Gabriel Silva marca
Gabriel Silva marca o seu 1º golo na prova (1 jogos)
87':

Sporting: Francisco Trincão
encheu o pé esquerdo! Neneca fez uma grande defesa.
89':

Cartão vermelho para Paulo Victor (Santa Clara)
Paulo Victor vê o seu 1º vermelho na prova (3 jogos)
89':

Paulo Victor teve uma atitude anti-desportiva e viu o vermelho.
90 +1':

VAR analisa: possível penálti a favor do Sporting. Hjulmand caiu na área.
90 +4':

Muito tempo na tomada de decisão! A ver vamos o que acontece...
90 +10':

João Pinheira está a consultar as imagens no monitor.
90 +13':

Cartão vermelho para Frederico Venâncio (Santa Clara)
por protestos. Frederico Venâncio vê o seu 1º vermelho na prova (3 jogos)
90 +14':

Cartão vermelho para Lucas Soares (Santa Clara)
também por protestos. Lucas Soares vê o seu 1º vermelho na prova (2 jogos)
90 +15':

GOLO Sporting: Luis Suárez marca de grande penalidade!
Luis Suárez marca o seu 2º golo na prova (3 jogos) Luis Suárez marcou o seu 15º golo na equipa (24 jogos)
Luis Suárez bateu rente ao relvado, enviando a bola para o lado direito de Neneca. O guardião atirou-se para o outro lado. Tudo empatado!
91':

Que desfecho inacreditável, caro leitor! Quando nada o faria prever, o Sporting conseguiu o empate nos descontos, após João Pinheiro ter assinalado penálti a favor do Sporting - depois de ter consultado as imagens no monitor. Os jogadores do Santa Clara estão inconsoláveis.
91':

Recorde-se que o Santa Clara está reduzido a 10 homens! Paulo Victor foi expulso aos 89 minutos.
94':

Sporting: Ricardo Mangas
desviou no coração da área, mas enviou a bola para fora. Que ocasião!
98':

GOLO Sporting! Fotis Ioannidis marca
Fotis Ioannidis marca o seu 2º golo na prova (2 jogos) Fotis Ioannidis marcou o seu 5º golo na equipa (17 jogos)
Trincão cruzou a bola para a área, sendo que Hjulmand ainda tocou de cabeça para desviar a bola para terrenos mais perto da baliza. Ioannidis estava no sítio certo à hora certa e cabeceou para fazer o 2-3!
105 +3':

Sporting: Francisco Trincão
armou remate. Passou ao lado da baliza!
109':

Sporting: Giorgi Kochorashvili
cabeceou no miolo da área, mas colocou a bola por cima da barra.
120':

O árbitro apita para o final da partida
Melhor em campo:

Fotis Ioannidis (SCP) foi, para a redação do
zerozero
, o melhor jogador em campo. Marcou o golo da vitória no prolongamento, sendo o elemento leonino que decidiu o resultado final - a passagem dos leões.









































