ecbahia.com
·31 Oktober 2025
Lesão de Sanabria é rara no futebol; saiba prazo e como será a recuperação

In partnership with
Yahoo sportsecbahia.com
·31 Oktober 2025

O atacante Mateo Sanabria, do Bahia, está fora do restante da Série A de 2025 após ter uma lesão parcial confirmada no Ligamento Cruzado Posterior (LCP) do joelho esquerdo. O caso do argentino chamou a atenção no departamento médico por se tratar de um tipo de trauma incomum no meio esportivo e que é frequentemente associado a acidentes automobilísticos. A expectativa é de que ele esteja recuperado em até três meses.
A lesão ocorreu quando Sanabria saltou para disputar uma bola e sofreu um forte impacto no joelho ao aterrissar.
Diferentemente do Ligamento Cruzado Anterior (LCA), que é o mais lesionado em jogadores de futebol em lances de rotação e exige cirurgia com recuperação de seis a nove meses, o problema de Sanabria, por ser no LCP, possui um protocolo distinto e um prazo de recuperação menor, conforme publica o ge.globo.
A avaliação médica do Bahia trouxe um alívio: a ruptura parcial do ligamento permite que o tratamento seja conservador, dispensando a necessidade de cirurgia. Essa é a principal razão para a previsão de afastamento ser menor do que a usual para grandes lesões no joelho, como o rompimento total do LCA.
Inicialmente, ele fará o uso de muletas para evitar novo impacto e, após um mês começará a fase de fisioterapia.
Entre dezembro e janeiro, é esperado que ele faça a fase de transição física, inicialmente sem bola e, já com a lesão curada, passe a treinar no gramado.
A ausência da intervenção cirúrgica acelera o processo, e a expectativa é que Sanabria possa retornar aos treinos com o grupo em janeiro de 2026.
Isto é, entre dois a três meses após o começo da reabilitação. Seu retorno deve ocorrer no começo do Brasileirão do próximo ano.

Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia
O desfalque exige que o técnico Rogério Ceni reorganize o setor ofensivo para a reta final do Brasileirão. Sanabria vinha sendo uma peça importante no elenco, com 11 partidas disputadas e um gol marcado em meio à ausência de Erick Pulga.
Uma notícia positiva é o próprio retorno de Pulga justamente quando a ponta esquerda havia perdido seu principal jogador dos últimos dois meses.
Tiago vem se notabilizando por também atuar nessa posição, enquanto Kayky, que prefere jogar pelo lado direito, também já foi usado como ponta pelo lado esquerdo.
Uma última opção seria Kauê Furquim, de 16 anos, que estreou contra o Flamengo.
O Esquadrão busca agora se consolidar no G-5, nova zona de classificação para fase de grupos da Libertadores, com o próximo desafio sendo o Bragantino, neste domingo (2), na Arena Fonte Nova.









































