Libertadores: atuação de dupla do Flamengo arrebata sul-americanos e europeus na web | OneFootball

Libertadores: atuação de dupla do Flamengo arrebata sul-americanos e europeus na web | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Jogada10

Jogada10

·30 Oktober 2025

Libertadores: atuação de dupla do Flamengo arrebata sul-americanos e europeus na web

Gambar artikel:Libertadores: atuação de dupla do Flamengo arrebata sul-americanos e europeus na web

Na repercussão digital, a classificação do Flamengo à finalíssima da Libertadores da América passa, sobretudo, por dois nomes: Agustín Rossi e Filipe Luís. O primeiro ganhou status de herói por ter se transformado em paredão, enquanto o enaltecimento ao outro passou pela excelência estratégica às adversidades do empate sem gols com o Racing, em Avellaneda.

Evidente que outros fatores e atuações contribuíram efetivamente para classificação rubro-negra, como o coletivo do setor defensivo, por exemplo, mas a dupla ganhou protagonismo da América do Sul à Europa. O nome de Rossi repercutiu especialmente em seu país natal, na Argentina, e entre torcedores do Boca Jrs.


Video OneFootball


Filipe Luís, por sua vez, ganhou ainda mais destaque na Europa — onde construiu boa parte de sua carreira como atleta. Jornais locais enalteceram a curta, porém vitoriosa, carreira do ex-lateral neste primeiro ano como treinador de futebol.

Com o empate sem gols, o Rubro-Negro carimbou a primeira vaga de finalista da Libertadores pelo placar agregado de 1 a 0, feito no Maracanã. Os cariocas disputarão sua quinta final de Libertadores na história — a quarta de 2019 para cá.

Rossi: muralha que sustenta a vaga

Se Carrascal escreveu o nome no jogo de ida, na volta foi a vez de Rossi, que jogava em casa. O goleiro argentino realizou pelo menos quatro defesas cruciais — duas delas nos acréscimos — e evitou o gol do Racing, que atuou em boa parte da etapa final com um jogador a mais, após a expulsão de Plata. 

A atuação não rendeu só reconhecimento internacional ao goleiro, como despertou certo saudosismo entre torcedores do Boca. Adeptos do clube o compararam com o titular atual do elenco e demonstraram saudade.

“Marchesín tem que nascer de novo para fazer as defesas que o Rossi acabou de fazer”, escreveu um torcedor. Na sequência, outro adepto respondeu: “Nem voltando a nascer”.

Tradução: “Flamengo tem o melhor goleiro do continente. Não digo de agora, mas desde quando estava no Boca”.

“O nível que tem Agustín Rossi é uma loucura. Fundamental para que o Flamengo chegue à final da Copa Libertadores. Hoje, o melhor goleiro do continente”.

Já um outro torcedor argentino fez cobranças quanto à presença da Rossi na seleçã0: “O que está esperando, Scaloni? Que o Ancelotti o leve [à Seleção?”, questionou.

“E pensar que Riquelme se recusou a pagar mais a Rossi para “proteger” o equilíbrio financeiro do clube. Para que pudessem competir em hóquei, vôlei, tênis de mesa, etc. O maior perdedor da história do clube”, protestou outro. 

Filipe Luís: evolução como técnico

A cabeça pensante por trás do esquema e postura do time também ganhou créditos, especialmente na Europa. Após se aposentar no final da temporada 2023, Filipe praticamente iniciou 2024 como técnico das categorias de base do clube.

Sua trajetória até o profissional, com títulos importantes na base, chamou atenção na mídia esportiva europeia. Isso porque em menos de um ano, o técnico tem a oportunidade de entrar para um seleto grupo de campeões da Libertadores como jogador e treinador.

O jornal ‘AS’, da Espanha, destacou o ex-Atlético de Madrid em sua manchete. “Filipe Luís está prestes a alcançar a Glória”, dizia um trecho. A matéria prosseguia com análise do jogo e elogios ao técnico.

Um torcedor do Atlético chegou, inclusive, a compartilhar um post detalhado sobre a carreira de Filipe como técnico e escreveu: “Assim deveria ser um processo de treinador”.

Tradução: “Cada declaração radical, cada decisão tática inovadora que valoriza o talento individual, cada jogo que vejo de Filipe Luís como treinador confirma que sinto o futebol praticamente da mesma maneira”. 

Flamengo: à quinta final de Libertadores

O Rubro-Negro só perdeu uma final das quatro já disputadas em toda sua história, no duelo brasileiro de 2021, contra o Palmeiras. Venceu a primeira que disputou, em 1981, e voltou a conquistá-la em 2019, já com Filipe Luís no clube.

Com a classificação à quinta decisão continental de sua história, o Mais Querido aguarda a definição do confronto entre Palmeiras x LDU para conhecer seu último adversário desta edição. Os equatorianos têm uma boa vantagem devido à vitória por 3 a 0 na ida e encaram os brasileiros nesta quinta-feira (30), no Allianz Parque.

A decisão está marcada para o dia 29 de novembro de 2025, no Estádio Monumental de Lima, no Peru. País que, aliás, foi palco para emblemática conquista do bicampeonato continental do clube.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, ThreadsTwitter, Instagram e Facebook.

Lihat jejak penerbit