ecbahia.com
·19 September 2025
Libertadores, Copa do Brasil, Regionais: mudanças da CBF podem impactar o Bahia em 2026

In partnership with
Yahoo sportsecbahia.com
·19 September 2025
A CBF trabalha em ajustes no calendário do futebol a partir de 2026 para reduzir a sobrecarga de partidas dos clubes. As medidas em estudo incluem a redução de datas dos campeonatos estaduais, ajustes na Copa do Brasil e a retirada de equipes brasileiras da fase preliminar da Libertadores – essa última não dependendo apenas da entidade nacional.
Para o Bahia, essas alterações podem representar um calendário relativamente menor especialmente no início da temporada e mais datas vagas ao longo do ano.
Todas as ideias estão fase de estudo na CBF, de acordo com o ge.globo, e nenhuma delas até então é definitiva. A promessa do presidente Samir Xaud, contudo, é de apresentar um calendário de 2026 mais enxuto. Vale lembrar que a Série A sofrerá uma nova pausa de um mês entre junho e julho no ano que vem, devido à Copa do Mundo.
Atualmente, o 5º e o 6º colocados do Brasileirão entram na Libertadores através da fase preliminar, jogando já em fevereiro. A ideia da CBF é entregar as duas vagas à Conmebol e receber uma vaga na fase de grupos.
Ou seja, o Brasileirão daria oficialmente cinco vagas diretas para os grupos e nenhuma para a Pré-Libertadores.
A ideia, entretanto, enfrenta forte resistência por parte da Conmebol, que não vê como vantagem para a própria competição; a entidade acredita ainda que as outras federações vão reclamar.
Em 2025, o Bahia teve quatro datas extras por conta da Pré-Libertadores no meio dos regionais.
Outra medida é o corte de até cinco datas nos campeonatos estaduais, que passariam a ter no máximo 11 rodadas. No Baianão, atualmente, os finalistas disputam 13 jogos.
Para o Tricolor, isso diminuiria os compromissos no Estadual e abriria mais espaço no calendário para a preparação visando as competições nacionais e internacionais.
A Copa do Brasil também pode ter mudanças, com mais fases disputadas em jogo único.
Para o Bahia, a novidade aumentaria a imprevisibilidade e a dificuldade do torneio, mas ao mesmo tempo permitiria reduzir o desgaste de viagens e jogos em sequência.
Já uma certeza é a mudança no formato da Copa do Nordeste, que, em 2025, precisou de 11 datas para ser finalizada e só pôde ter suas finais realizadas durante a Data Fifa de setembro.
O objetivo da mudança é para que a competição regional tenha um menor número de datas e possa ser finalizada junto com as competições estaduais.