
Gazeta Esportiva.com
·5 Juni 2025
Liga das Nações: Portugal comemora “resultado histórico” contra a Alemanha

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·5 Juni 2025
Portugal garantiu nesta quarta-feira (4) sua vaga na final de domingo da Liga das Nações da Uefa ao derrotar a anfitriã Alemanha por 2 a 1 em Munique e vai enfrentar Espanha ou França, que duelam nesta quinta-feira.
Após um primeiro tempo equilibrado, com chances para as duas equipes, a Alemanha abriu o placar no início da segunda etapa (48′) por meio de Florian Wirtz, mas Portugal virou o jogo rapidamente, com um chute forte de Francisco Conceição (63′) e um gol decisivo de sua incansável estrela, Cristiano Ronaldo (68′), que continua sendo um jogador fundamental aos 40 anos.
“A Alemanha não teve o controle do jogo em nenhum momento. É uma partida e um resultado históricos. Espero que nossos torcedores estejam orgulhosos”, declarou o técnico espanhol da seleção portuguesa, Roberto Martínez.
Portugal buscará no domingo o segundo título da Liga das Nações, mais uma vez na Allianz Arena, em Munique, após já ter vencido a edição inaugural em 2019.
Com sua classificação para a final, está garantido que o torneio terá um campeão que já conquistou o troféu nas três edições anteriores, com a França tendo vencido em 2021 e a Espanha em 2023.
O vencedor de domingo será, portanto, o único bicampeão desta ainda jovem competição da Uefa, que tem apenas sete anos.
Para chegar à final, Portugal derrotou uma Alemanha que não vencia há um quarto de século e para a qual havia perdido nas últimas cinco partidas.
A última vitória sobre a Alemanha remonta à “era pré-Cristiano” da seleção portuguesa, na Eurocopa de 2000, quando venceu por 3 a 0 graças a um hat-trick de Sérgio Conceição, que, curiosamente, é pai de Francisco Conceição, um dos que marcaram nesta quarta-feira.
E o último triunfo de Portugal fora de casa contra a ‘Mannschaft’ foi há quatro décadas, em 1985.