oGol.com.br
·18 Februari 2026
Lingard: o menino prodígio do United que jogou a Copa pela Inglaterra e recuperou a confiança na Coreia

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·18 Februari 2026

Jesse Lingard pode protagonizar uma das transferências mais alternativas da janela de transferências ao desembarcar em Belém. O atacante inglês tem negociações avançadas para reforçar o Remo. Pegando o embalo nesse provável acordo, vamos nos debruçar sobre a carreira do ponta para apresentar o possível reforço bicolor para a torcida paraense.
Desde os tempos de Manchester United, do menino prodígio que demorou a florescer, até se tornar o grande nome da história da K-League, apesar das duras críticas sofridas no início. Sem esquecer, é claro, da Copa do Mundo com protagonismo pelo English Team.
Jesse Lingard chegou nas divisões de base do Manchester United com apenas sete anos de idade. Foi formado no centro de treinamentos de Carrington ao lado de nomes como Marcus Rashford, com quem alcançou o futebol profissional.
Na juventude, sofria de ansiedade pré-jogo e chegou a passar mal algumas vezes antes de partidas importantes. Aos poucos, entretanto, foi se acostumando aos grandes palcos.
A estreia no profissional, entretanto, não foi pelos Diabos Vermelhos, mas no Leicester na Championship, no dia 06 de novembro de 2012, contra o Bolton. Enquanto rodava por empréstimos, Lingard jogou no time sub-21 do United ao lado de nomes como Johnstone (hoje nos Wolves), Gollini (na Roma), Smalling (hoje no futebol árabe), Joshua King (também no mundo árabe), Andreas Pereira (hoje no Palmeiras) e Varela (lateral do Flamengo).
Depois de passar ainda por Birmingham, Brighton e Derby County, e após estrear no United em agosto de 2014, contra o Swansea, pela Premier League, o ponta começou a ser visto com outros olhos no clube a partir da temporada 2015/16. O menino prodígio, que acabara de voltar da Eurocopa sub-21 com a Inglaterra, recebeu os primeiros votos de confiança, para valer, de Louis van Gaal.
O primeiro gol pelo clube saiu contra o West Bromwich, em novembro de 2015, logo depois da primeira assistência na Liga dos Campeões (contra o CSKA). Aos poucos, o ponta foi ganhando espaço no time, mesmo que como uma opção que saía constantemente do banco de reservas.
O fecho da temporada foi com chave de ouro: gol na prorrogação, em Wembley, para sacramentar o título da F.A Cup em cima do Crystal Palace. Foi o primeiro título do United sem Alex Ferguson.
Lingard, então, virou o especialista de Wembley. O atacante marcou também na temporada seguinte na decisão da Community Shield, contra o Leicester City, e na final da Copa da Liga, diante do Southampton.
Nesta temporada, Lingard ganhou mais protagonismo no time, sob o comando de José Mourinho, e acabou ainda campeão da Liga Europa em cima do Ajax. Foi entre 2016 e 2017 que o ponta começou a ser convocado para a seleção inglesa.
Jesse Lingard viveu a melhor temporada em Old Trafford em 2017/18. Fez 48 jogos, sendo 30 deles como titular, marcou 13 gols e deu 6 assistências. Dessa vez, porém, sem gols em Wembley e uma temporada marcada pelos vices: da Copa da Inglaterra, da Supercopa da Europa e da Premier League.
A cereja do bolo, entretanto, veio ao final da temporada. O ponta foi convocado por Gareth Southgate para a Copa do Mundo disputado na Rússia. Foi titular da equipe enquanto seu amigo de United, Marcus Rashford, com quem fora formado, acabou na reserva.
O ápice de Lingard naquele Mundial foi o golaço marcado na goleada sobre o Panamá, apesar de ter contribuído com assistência nas quartas contra a Suécia. Na semifinal, porém, com Lingard em campo os 120 minutos, a Inglaterra caiu para a Croácia e o troféu não voltou para casa...
A partir da Copa, os números de Lingard começaram a cair no United. Menos jogos, menos partidas como titular, menos contribuições diretas para gol... O atacante só voltou a brilhar ao ser emprestado ao West Ham.
Em Londres, viveu um início explosivo, com 12 participações diretas (9 gols e 3 assistências) nos primeiros 10 jogos. Terminou a temporada como titular dos Hammers e, como prêmio, voltou a ser lembrado para a seleção inglesa. Foi em 2021 que Lingard fez os últimos de seus 32 jogos pelo English Team.
Na temporada seguinte, Lingard ainda voltou ao United, mas fez só quatro jogos como titular. Se despediu do futebol inglês em 2023, após passagem de mais baixos que altos pelo Nottingham Forest, com destaque para duas atuações com gol e assistência contra Tottenham e Blackburn. Suas últimas temporadas na Inglaterra, entretanto, foram marcadas por uma forma física longe do ideal para a liga - algo que fez com que ele tivesse de buscar espaço em outros mercados.
Em 2024, o atacante foi contratado pelo Seoul FC como a maior contratação da história da K-League, a Liga Coreana. Mas o início no país não foi nada fácil. O atacante demorou dez jogos para participar diretamente de gol e sofreu duras críticas do técnico Kim Gi-Dong sobre sua forma física.
"Eu não acredito que um jogador que sequer corre por alguns minutos é um jogador de futebol", chegou a dizer o comandante.
Após se recuperar de uma lesão e voltar a apresentar a forma física ideal, Lingard terminou sua segunda temporada no futebol sul-coreano com 20 participações diretas em gol em 41 jogos. Se despediu em alta do Seoul FC e começou a ensaiar uma volta ao United.
Chegou a ser especulado em clubes da Serie A da Itália, da Premier League e ligado ao Feyenoord. Mas o Remo parece seu destino mais provável, em mais uma transferência que foge à regra.









































