Glorioso 1904
·20 Februari 2026
Luisão volta a criticar adeptos do Benfica que o insultaram

In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·20 Februari 2026

Luisão voltou esta sexta-feira a recorrer às redes sociais para se pronunciar sobre o caso que marcou o encontro entre Benfica e Real Madrid, envolvendo Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni. Numa publicação no Instagram, o antigo capitão encarnado foi perentório.
"Racismo não tem clube, não tem camisola, não tem lado. E não pode ser relativizado. Passei grande parte da minha vida no Benfica. Cresci como jogador, como homem e como capitão (...) O Benfica é parte da minha história. E é exatamente por isso, e não apesar disso, que me sinto na obrigação de falar. Dançar não é desrespeito, é expressão", acrescentou.
Luisão: "Também fui alvo de ofensas, inclusive racistas, depois de me manifestar. Isso dói, mas não me fará recuar"
Luisão reforçou que nada pode servir de justificação para insultos racistas: "O que não pode ser aceitável é transformar uma comemoração em justificativa para ofensas racistas. Nada justifica isso. Nem provocação, nem rivalidade, nem o calor do jogo. Um estádio não é um território sem valores. Também fui alvo de ofensas, inclusive racistas, depois de me manifestar. Isso dói, mas não me fará recuar".
Por fim, deixou uma mensagem de amor ao clube e de apelo à reflexão coletiva: "Nunca me calarei diante da discriminação de uma minoria que não representa o clube que amo. O futebol é paixão e intensidade. Mas, antes de tudo, é humanidade. E humanidade não admite racismo. Que saiamos deste episódio melhores. Como clube, como adeptos, como sociedade. Porque jogos passam. Títulos passam. Mas caráter e valores ficam", pode ler-se.
A representar o Manto Sagrado, o internacional brasileiro fez 538 jogos. Ao longo de todos esses jogos, o ex-central dos encarnados marcou 47 golos. Todos estes anos de águia ao peito valeram-lhe seis campeonatos, quatro Supertaças, três Taças de Portugal e sete Taças da Liga.









































