Hugogil.pt
·1 November 2025
Marquês do Norte: «Aquilo foi pessoal que o Noronha trouxe de Lisboa»

In partnership with
Yahoo sportsHugogil.pt
·1 November 2025

A Casa do Benfica de Paredes, apelidada por muitos de Marquês do Norte, foi um dos palcos mais simbólicos da recente campanha eleitoral encarnada. Se Rui Costa escolheu o local para o arranque oficial da sua candidatura, a 19 de setembro, também João Noronha Lopes ali viveu um dos momentos mais marcantes da sua campanha, com uma receção ruidosa, pirotecnia e grande mobilização.
Mas, entre os habituais frequentadores da casa, há quem questione a origem desse entusiasmo.
«Aquilo foi pessoal que o Noronha trouxe de Lisboa», diz José Pacheco, 57 anos, que votou em Rui Costa. «Isto não é falar contra o Noronha. Eu não sou contra ele, atenção. Eu voto no Benfica. Mas aquilo que me disseram foi que o ruído todo na campanha cá em Paredes foi do pessoal que ele trouxe de Lisboa». «Que andaram a comer à custa dele», acrescenta o amigo José Matias, 60 anos. «Quando veio o Rui Costa era tudo pessoal daqui. Não veio ninguém de Lisboa. E nós a pagar. 35 euros. Não viemos comer à custa do Rui Costa», atira, com ironia.
Ao balcão, Augusto Moreira, 60 anos, recorda o dia da visita de Noronha Lopes.
«Eu estava cá quando o Noronha Lopes veio com a campanha dele (…) estava aqui muita gente, mas a maior parte era pessoal que vinha com ele. Caras conhecidas, sócios da casa e pessoal da zona que costuma vir cá ver os jogos não estava aqui muito. Eu disse logo, ‘isto encheu muito, mas foi só mais para mostrar para as televisões’», considera. Não sendo sócio, diz que, se pudesse votar, optaria por Rui Costa: «Não me convenceu muito, sinceramente, pela maneira como se expressou, a maneira de falar (…) Portanto, se votasse, votava no Rui Costa. Com novos elementos na direção, poderá vir a fazer um mandato melhor.»
Os irmãos Marcelo e Cláudio, de 27 e 22 anos, partilham a mesma ideia.
«Acho que o Rui Costa vai agarrar a oportunidade, ao ver que as pessoas lhe estão a dar mais um voto de confiança e a acreditar nele (…) Para mim, o Rui Costa é aquele que sente mais o Benfica e já está lá há muitos anos. Eu acredito que sinta muito mais o Benfica do que o Noronha Lopes, que vê o Benfica como um negócio.», diz Marcelo. «Em conversa com amigos, não só benfiquistas, mas também de outros clubes, havia essa ideia de que o Rui Costa ia ganhar aqui (…) Aqui o pessoal fala muito bem do Rui Costa.», reforça Cláudio.
Ainda assim, entre os veteranos ouve-se sobretudo prudência.
«Voto no Rui Costa, porque não vejo que outro possa fazer melhor. Ainda estive entre Noronha Lopes e Rui Costa, mas acho que o melhor é o Rui Costa», admite Jorge Augusto, 50 anos.
Bernardino Silva, 52 anos, da comissão de campanha de Luís Filipe Vieira, também optou por Rui Costa.
«Para mim, o presidente de todos os tempos foi e será o Vieira (…) agora o presidente que vier para o Benfica será o meu presidente, atenção. Concordando ou discordando, vai ser o meu presidente. Só não queria o Noronha…», confessa, antes de apontar críticas: «Eu considero o Noronha um Vale e Azevedo 2»
“O objetivo dele era atacar o Rui Costa”
A conversa aquece quando Francisco, um dos frequentadores mais antigos, se junta ao grupo:
«Eu não confio num candidato que quer ser presidente do Benfica e, no debate na televisão entre todos os candidatos, o objetivo é atacar o Rui Costa. Ele tinha de dar exemplos de como é que iria defender o Benfica; e não foi isso que ele fez. Era só atacar o Rui Costa.» «Eu acho que o Noronha devia ter feito uma campanha mais limpa, para dizer aos sócios o que é que queria fazer, como queria fazer. Os sócios depois analisariam. Mas não. O objetivo dele é só atacar o Rui Costa»
José Pacheco e José Matias concordam e deixam um voto de esperança:
«Vamos agora dar outra oportunidade. Ele agora sabe os erros que cometeu e está a aprender», diz José Pacheco. «O sinal que as pessoas deram é que querem lá o Rui Costa. Foi por isso que o pessoal aderiu muito», acrescenta.
Curiosamente, o antigo presidente do Benfica seria o plano B de grande parte dos sócios votantes em Rui Costa. «Eu não sou mal agradecido e não me esqueço daquilo que fez pelo Benfica. Voltava a dar oportunidade ao Luís Filipe Vieira. Pode ter os problemas pessoais que tem, mas não tem nada a ver com o Benfica. E agora eu pergunto: será que o Noronha Lopes tem tudo limpinho, limpinho?», questiona Augusto Moreira.
«Acho que na segunda volta o Rui Costa vai ganhar. As pessoas que votaram no Vieira vão acabar por votar no Rui Costa (…) a minha segunda opção seria o Vieira», analisa o jovem Marcelo, acompanhado – na refeição e nas ideias – pelo irmão Cláudio.









































