Médio do FC Porto sonha com o Mundial de Sub-17 e com o futuro nos dragões | OneFootball

Médio do FC Porto sonha com o Mundial de Sub-17 e com o futuro nos dragões | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·1 November 2025

Médio do FC Porto sonha com o Mundial de Sub-17 e com o futuro nos dragões

Gambar artikel:Médio do FC Porto sonha com o Mundial de Sub-17 e com o futuro nos dragões

Alguns consideram-no vaidoso, mas é em campo que Bernardo Lima mais sobressai. “Dizem que estou sempre a arranjar-me e que demoro muito tempo”, explica o médio do FC Porto, uma das peças-chave da Seleção sub-17 na conquista do Europeu’2025 e que agora, às portas do Mundial, manifesta um objectivo claro: vencer a prova.

“A nossa responsabilidade é dar o nosso máximo e temos de encarar cada jogo como se fosse uma final. Mas gostava muito de conquistar este Mundial”, começou por dizer o internacional português que, em entrevista ao Portal dos Dragões, se apresentou aos menos atentos: “Sou um jogador muito trabalhador, intenso, que gosta de ter a bola no pé e de marcar golos.”


Video OneFootball


Concentrado em dar tudo pela camisola das quinas, o jovem de 17 anos reconhece as dificuldades que Portugal enfrentará no Mundial, estreando-se na segunda-feira frente à Nova Caledónia. “O nosso grupo é possivelmente dos mais difíceis, mas gostamos destes desafios. Não os conhecemos tão bem, mas vamos encarar o jogo da mesma forma que contra Marrocos e Japão. Sabemos que vai ser difícil, mas temos de estar ao nosso melhor nível.”

A Seleção Nacional treinou pela primeira vez ontem no centro de treinos de Al Thumama, em Doha (Qatar), e procura superar a melhor classificação lusa – o 3.º lugar alcançado em 1989, quando Bino Maçães era jogador. “É o nosso objetivo e vamos dar o nosso melhor. O grupo está confiante e motivado para o que aí vem”, concluiu o médio, que revelou as três referências da sua carreira: “Desde pequeno que o meu ídolo é o Cristiano Ronaldo. Por tudo o que nos ensina, pela disciplina que tem e pela forma como trabalha e nunca desiste. No FC Porto gostava do Nico [González] e do João Pinto, pela garra e mística”

Sonho no FC Porto

Bernardo Lima é apontado como um talento a seguir e entrou na lista dos 60 jogadores mais promissores nascidos em 2008 elaborada pelo ‘The Guardian’. Esta época, o médio tem alternado entre os Sub-19 e a equipa B do FC Porto, num contexto exigente.

“A 2ª Liga é uma competição muito boa, exigente, jogo contra equipas com jogadores mais velhos e mais fortes do que eu, mas tenho de me adaptar”, admitiu o jovem, que ambiciona cumprir o sonho de infância de envergar a camisola da equipa principal dos dragões: “É o clube do meu coração”.

Lihat jejak penerbit