
Central do Timão
·4 September 2025
Meio-campista com passagem pelo Corinthians retorna aos gramados após superar tipo de câncer raro

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·4 September 2025
A volante Luana Bertolucci, que atuou pelo Corinthians nas temporadas 2022 e 2023, voltou a atuar profissionalmente depois de um ano e meio de uma luta intensa: a do câncer linfático. A atleta retornou aos gramados na última terça-feira, 3 de setembro, no triunfo do Orlando Pride, em casa, por 3 x 0, sobre Alajuelense, pela Concacaf Champions.
Em abril de 2024, Luana acabou sendo diagnosticada com Linfoma de Hodgkin, pouco tempo depois de deixar o Corinthians e se transferir para o futebol norte-americano, no seu atual clube, Orlando Pride. Na época, anunciou em suas redes sociais que estava se afastando dos gramados para tratar do problema de saúde.
Foto: Reprodução/Orlando Pride
Durante o período de inatividade, a volante recebeu apoio dos profissionais do Orlando Pride e realizou todo o tratamento nos Estados Unidos. O Linfoma de Hodgkin afeta principalmente o sistema linfático e é comum em pessoas entre 15 e 40 anos ou até mesmo em indivíduos com idade superior a 55.
O tratamento para a doença, que costuma ter alto índice de cura, é feito por sessões de radioterapia e quimioterapia. O método, inclusive, foi utilizado no tratamento de Luana. Nas redes sociais do Corinthians Feminino, a lateral-esquerda Tamires e as demais atletas das Brabas gravaram um breve vídeo celebrando o retorno de Luana aos gramados. Clique aqui para conferir.
Durante o tempo em que esteve com a camisa das Brabas, entrou em campo durante 42 oportunidades, sendo 35 vitórias, dois empates e cinco derrotas – 85% de aproveitamento. Além disso, marcou quatro gols e concedeu quatro assistências, conquistando os seguintes títulos: Campeonato Brasileiro (2023), Copa Paulista (2022), Supercopa Feminina (2023), Conmebol Libertadores (2023) e Paulistão Feminino (2023).
Veja Mais: