Zerozero
·14 Mei 2025
Milan de Conceição tomba na noite histórica do Bologna

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·14 Mei 2025
51 anos depois, o Bologna volta a conquistar um troféu e é novamente a Taça de Itália! É apenas a terceira Coppa do emblema bolonhês, que bateu esta quarta-feira o Milan por 1-0.
Um desastre para Sérgio Conceição, que tinha neste jogo uma oportunidade para celebrar a conquista de um troféu e também garantir o acesso às provas europeias, mas, assim sendo, deverá ter os dias contados em Milão. João Félix jogou os 90 minutos da final, sendo o outro português da ficha de jogo.
O jogo começou dividido entre as duas equipas, e até foi o Milan que criou as primeiras ocasiões de perigo. No décimo minuto de jogo, foi Lucas Skorupski que evitou o golo rossoneri, a dois tempos. Numa primeira ocasião evitou um auto-golo certo de Sam Beukema, e, na recarga, evitou que Luka Jovic inaugurasse o marcador da partida.
A partir desta ocasião, o Bologna assumiu o controlo da partida, com uma pressão muito alta que evitou a ligação entre o meio-campo e ataque da equipa de Conceição, forçando-a a jogar em contra-ataque. No entanto, com bola, não conseguiram criar perigo significativo, mantendo o 0-0 no regresso aos balneários.
A equipa rossoblu começou a segunda parte com o ímpeto da primeira, e, aos 53 minutos de jogo, inaugurou o marcador. Já dentro da grande área, Dan N'Doye aproveitou um corte incompleto de Theo Hernández e colocou a bola para além do alcance de Mike Maignan. Pode ver o golo no vídeo abaixo.
O Milan procurou reentrar na discussão do resultado e o técnico luso ainda desfez a linha de três defesas, à procura do empate, mas o Bologna geriu o resultado e manteve o controlo da partida, evitando que os rossoneri conseguissem chegar à sua baliza com perigo.
Mesmo tendo colocado quatro avançados em jogo - Giménez, Félix, Abraham e Chukwueze -, não conseguiram alterar o marcador, confirmando a vitória dos pupilos da cidade de Bolonha.
Com esta conquista, o Bologna garantiu também o apuramento para a Liga Europa da próxima temporada, sendo que ainda pode alcançar a Liga dos Campeões, através do campeonato. Por outro lado, o Milan tem menos dois pontos do que o adversário de hoje, e encontra-se a quatro pontos da Juventus, que ocupa o último lugar de acesso à Champions.