Zerozero
·13 Agustus 2025
Mourinho <i>versus</i> Benfica: uma história desequilibrada... a favor do treinador

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·13 Agustus 2025
Ou Benfica, ou José Mourinho. Apenas um marcará presença na próxima edição da Liga dos Campeões, depois de um playoff a disputar entre o Fenerbahçe do histórico treinador português e as águias.
Ver um choque entre o special one e uma equipa portuguesa em jogos de qualificação europeia é algo inédito, e mesmo em qualquer tipo de confronto a eliminar tinha acontecido por apenas uma vez: em 2006/07, reencontrou o seu FC Porto nos oitavos da liga milionária e saiu por cima, após um empate (1-1) em Portugal e um triunfo por 2-1 em Londres.
Especificamente contra o Benfica, o primeiro clube que representou como treinador principal, a história é curta. Aliás, desde que saiu de Portugal, os sorteios só colocaram Mourinho no caminho encarnado por uma outra vez...
Foi na fase de grupos da edição de 2017/18 da Champions, então ao serviço do Manchester United. O resultado? Duas vitórias no espaço de duas semanas. 0-1 na Luz e 2-0 em Old Trafford, num par de jogos que tiveram como protagonista - em parte para o bem, mas sobretudo para o mal - um jovem Mile Svilar. Os red devils venceram o grupo, as águias ficaram em último sem pontuar.
É inegável a vantagem de Mourinho no seu histórico individual frente ao Benfica. Tudo somado, e recuando aos tempos de UD Leiria e FC Porto, o treinador só perdeu por uma vez frente a este adversário: foi no Jamor, no prolongamento da final da Taça de 2004 (1-2).
Tirando essa desfeita, que surgiu 10 dias antes de se tornar campeão europeu com os dragões, Mourinho venceu seis vezes e empatou duas nos restantes oito duelos frente ao Benfica.
Domínio absoluto, com a atenuante de que estes confrontos surgiram numa fase de maior sucesso na carreira do português. Desta vez é difícil tirar o favoritismo às águias, que até já bateram o mesmo adversário há menos de um mês na Eusébio Cup (3-2). Naturalmente, esse tipo de duelo, não oficial, não entra nas restantes contas.
Travará, de resto, o seu primeiro duelo setubalense com Bruno Lage. O técnico do Benfica ainda não defrontou oficialmente o que será certamente uma das suas referências profissionais, mas já sabe bem o que é superar gigantes de Istambul, tendo no passado eliminado o Galatasaray: 1-2 fora e 0-0 em casa, em 2019.
Langsung
Langsung