Mourinho <i>versus</i> Benfica: uma história desequilibrada... a favor do treinador | OneFootball

Mourinho <i>versus</i> Benfica: uma história desequilibrada... a favor do treinador | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·13 Agustus 2025

Mourinho <i>versus</i> Benfica: uma história desequilibrada... a favor do treinador

Gambar artikel:Mourinho <i>versus</i> Benfica: uma história desequilibrada... a favor do treinador

Ou Benfica, ou José Mourinho. Apenas um marcará presença na próxima edição da Liga dos Campeões, depois de um playoff a disputar entre o Fenerbahçe do histórico treinador português e as águias.

Ver um choque entre o special one e uma equipa portuguesa em jogos de qualificação europeia é algo inédito, e mesmo em qualquer tipo de confronto a eliminar tinha acontecido por apenas uma vez: em 2006/07, reencontrou o seu FC Porto nos oitavos da liga milionária e saiu por cima, após um empate (1-1) em Portugal e um triunfo por 2-1 em Londres.


Video OneFootball


Especificamente contra o Benfica, o primeiro clube que representou como treinador principal, a história é curta. Aliás, desde que saiu de Portugal, os sorteios só colocaram Mourinho no caminho encarnado por uma outra vez...

Nove confrontos (oficiais) entre a águia e Mou

Foi na fase de grupos da edição de 2017/18 da Champions, então ao serviço do Manchester United. O resultado? Duas vitórias no espaço de duas semanas. 0-1 na Luz e 2-0 em Old Trafford, num par de jogos que tiveram como protagonista - em parte para o bem, mas sobretudo para o mal - um jovem Mile Svilar. Os red devils venceram o grupo, as águias ficaram em último sem pontuar.

É inegável a vantagem de Mourinho no seu histórico individual frente ao Benfica. Tudo somado, e recuando aos tempos de UD Leiria e FC Porto, o treinador só perdeu por uma vez frente a este adversário: foi no Jamor, no prolongamento da final da Taça de 2004 (1-2).

Tirando essa desfeita, que surgiu 10 dias antes de se tornar campeão europeu com os dragões, Mourinho venceu seis vezes e empatou duas nos restantes oito duelos frente ao Benfica.

Domínio absoluto, com a atenuante de que estes confrontos surgiram numa fase de maior sucesso na carreira do português. Desta vez é difícil tirar o favoritismo às águias, que até já bateram o mesmo adversário há menos de um mês na Eusébio Cup (3-2). Naturalmente, esse tipo de duelo, não oficial, não entra nas restantes contas.

Travará, de resto, o seu primeiro duelo setubalense com Bruno Lage. O técnico do Benfica ainda não defrontou oficialmente o que será certamente uma das suas referências profissionais, mas já sabe bem o que é superar gigantes de Istambul, tendo no passado eliminado o Galatasaray: 1-2 fora e 0-0 em casa, em 2019.

Lihat jejak penerbit