MUDOU TUDO: CBF anuncia novo calendário do futebol nacional com diminuição de jogos do São Paulo a partir de 2026 | OneFootball

MUDOU TUDO: CBF anuncia novo calendário do futebol nacional com diminuição de jogos do São Paulo a partir de 2026 | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: AVANTE MEU TRICOLOR

AVANTE MEU TRICOLOR

·1 Oktober 2025

MUDOU TUDO: CBF anuncia novo calendário do futebol nacional com diminuição de jogos do São Paulo a partir de 2026

Gambar artikel:MUDOU TUDO: CBF anuncia novo calendário do futebol nacional com diminuição de jogos do São Paulo a partir de 2026

A CBF, agora sob o novo comando do presidente Samir Xaud, promoveu uma série de alterações bastante impactantes no calendário do futebol brasileiros, anunciadas nesta quarta-feira (1) pela Confederação.

Foi divulgada na sede da entidade no Rio de Janeiro (RJ) como será a temporada de 2026 e o planejamento do calendário nacional até 2029.


Video OneFootball


De acordo com a CBF, o principal objetivo é garantir mais racionalidade e equilíbrio ao calendário, oferecendo mais jogos à base da pirâmide do futebol brasileiro, e reduzir o número de partidas disputadas pelos clubes da Série A. Desta forma, a entidade definiu como principais mudanças:

– Aumentou o número de participantes da Copa do Brasil e diminuiu o número de datas para clubes da Série A;

– Reduziu os campeonatos estaduais de 16 para 11 datas, com manutenção do período de duração de 11 de janeiro a 8 de março;

– Reformulou e ampliou as vagas para a Série C, a partir de 2027, e a Série D, já no próximo ano;

– Estipulou um calendário específico para os campeonatos regionais, sem sobrepor os campeonatos estaduais, adotou um novo formato para a Copa Verde, retomando a Copa Norte e criando a Copa Centro-Oeste, e promoveu a criação da Copa Sul-Sudeste;

– Manteve o formato e antecipou os começos das Séries A e B, que serão paralisadas durante a Copa do Mundo Masculina;

– Definiu que clubes participantes de competições continentais não disputam torneios regionais.

Efetivamente ao São Paulo, o que vai mudar?

PAULISTÃO Agora, ao invés de 16 jogos, o Tricolor fará apenas 11 no estadual, proporcionando menos desgaste físico dos atletas logo no início de temporada, economia ao clube, mais equilíbrio com capacidades de investimento diferentes, além da valorização técnica da competição.

COPA DO BRASIL Com início em 18 de fevereiro e término em 6 de dezembro, foi ampliada de 92 para 126 clubes, mas a entrada do São Paulo e demais clubes da Série A serão apenas na 5ª Fase, oferecendo maior tempo de descanso e treino. Assim, terá redução de 1 a 3 datas especificamente para times da Série A.

Somente as disputas entre a 5ª fase e a semifinal terão duelos de ida e volta. As etapas anteriores e a grande final da Copa do Brasil serão em jogos únicos, com a decisão fechando o calendário nacional.

BRASILEIRÃO Em ano que terá nova interrupção no meio do ano, desta vez devido à Copa do Mundo de 2026, o Brasileirão manterá seu formato atual, mas será desta vez mais longo, com início em 28 de janeiro e término em 2 de dezembro.

Clubes ajudaram a construir o calendário

De acordo com o mandatário da entidade, todas as mudanças foram amplamente discutidas antes, inclusive com os clubes e federações, que ajudaram a concretizar o calendário.

“O processo de elaboração do novo calendário foi amplamente debatido. A CBF ouviu clubes, federações, representantes do mercado, e contou com a colaboração de diversas áreas internas. Aqui, quero especialmente fazer um agradecimento às federações, pela compreensão e parceria. Foi um trabalho coletivo, técnico e transparente. 2026 ainda será um ano de transição, mas toda caminhada precisa de um primeiro passo. Este primeiro passo será dado hoje”, afirmou Samir Xaud.

Lihat jejak penerbit